Autarcas do Alentejo e Algarve pedem à ANMP para adiar descentralização

10 de Junho 2022

Autarcas de seis municípios das regiões do Alentejo e Algarve pediram o “adiamento” do processo de transferência de competências à Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), da qual exigem uma intervenção “mais destacada” na defesa do poder local.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, os presidentes das Câmaras de Alcácer do Sal e Seixal (Setúbal), Avis (Portalegre), Évora, Silves (Faro) e Vidigueira (Beja) explicaram ter enviado um ofício à ANMP, na quarta-feira, a alertar para “a complexidade” da transferência de competências nas áreas da Educação, Saúde e Ação Social.

No mesmo documento, os autarcas indicaram que o processo de descentralização de competências do Estado para os municípios apresenta “um conjunto de inconformidades e incomportáveis encargos” que põem “em causa a sustentabilidade financeira das autarquias”.

E o processo exige “um aprofundamento do conhecimento dos constrangimentos existentes”, assim como a “tomada urgente de medidas” que permitam ultrapassar estas limitações ou que “impeçam que se aprofundem”, pode ler-se.

“Os municípios signatários consideram urgente uma intervenção mais destacada da ANMP na defesa dos interesses do poder local democrático, da sua autonomia e capacidade realizadora, bem como do serviço público e funções sociais do Estado”, afirmaram, no comunicado.

Referindo ser positivo a realização de um encontro nacional, promovido pela ANMP, os seis autarcas sublinharam que “há questões urgentes que precisam de uma resposta efetiva”.

E esta “tem de ser construída, tendo em conta os impactos, em muitos casos insuportáveis, em 2022, sem prejuízo de uma aferição mais definitiva no Orçamento do Estado para 2023.”

Por estas razões, no ofício, pediram o “adiamento, se não a revogação, do que está previsto na área social, bem como a suspensão de desenvolvimento do processo” na área da saúde.

Os autarcas solicitaram ainda o agendamento de uma reunião com a presidente da ANMP, Luísa Salgueiro.

Um encontro que visa abordar “um conjunto de preocupações relacionadas com este processo” e procurar “as melhores soluções para responder aos problemas identificados”, precisaram.

O processo de transferência de competências em mais de 20 áreas da administração central para os municípios decorre desde 2019.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novos fármacos para cancro da mama avançado acentuam dilema no acesso

A abundância de novos medicamentos para o cancro da mama avançado, apresentada na conferência ABC8 em Lisboa, coloca um problema ético e financeiro aos sistemas de saúde. Especialistas, liderados por Fátima Cardoso, receiam que o custo elevado e a falta de comparação direta entre terapias possam agravar as assimetrias no acesso a tratamentos entre países e mesmo dentro das próprias fronteiras nacionais.

Projetos de saúde distinguidos com bolsas de consultoria

A 4ª edição do programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem distingue quatro projetos do SNS. Cada um receberá 50 mil euros em consultoria especializada. A cerimónia de entrega, no dia 18, inclui um debate sobre a aplicação prática dos princípios de Value-Based Healthcare, com a presença de representantes da DGS e de associações de doentes.

Comunicar sem Voz: Uma Resposta Digital ao Silêncio Clínico

A Unidade Local de Saúde de Braga implementou o projeto ‘Comunicar sem Voz’, utilizando a aplicação MagicContact em tablets. A ferramenta permite a doentes submetidos a cirurgias como laringectomias expressarem necessidades e emoções, mitigando a ansiedade e promovendo o seu conforto durante o internamento.

Congresso online sobre saúde da grávida e do bebé regressa em novembro

A décima edição do Baby Health Summit, dedicada à saúde da grávida e do bebé, realiza-se a 22 de novembro, das 10h00 às 13h00, em formato digital e gratuito. Com o tema “O Meu Parto: informação é confiança”, o evento conta com especialistas de pediatria, enfermagem neonatal, direito e biotecnologia, além de interpretação em língua gestual portuguesa

GSK e ViiV Healthcare promovem encontro anual com associações de doentes

A 13.ª edição do Encontro Anual GSK/ViiV Healthcare com Associações de Pessoas com Doença realiza-se a 21 de novembro, no Auditório GSK em Miraflores. O evento, que também será transmitido online, junta especialistas, representantes de doentes e responsáveis políticos para debater temas como equidade no acesso aos cuidados de saúde, segurança no fornecimento de medicamentos e sustentabilidade dos sistemas de saúde. A iniciativa visa capacitar as associações de doentes e fomentar soluções colaborativas num contexto de transformação global.

Spin-off da Universidade do Porto revoluciona treino clínico com IA

A Medtiles é uma spin-off da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) que desenvolveu uma plataforma de simulações clínicas inteligentes, chamada Medtiles Tutor, para treinar profissionais de saúde em decisões clínicas críticas, com foco especial no tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC). 

Mais de 80 mil novos casos de diabetes registados em 2024

Portugal registou em 2024 quase 81 mil novos casos de diabetes, elevando para mais de 936 mil as pessoas registadas nos centros de saúde com o diagnóstico da doença, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights