Joana Mourão foi nomeada para a secção de Anestesiologia da União Europeia dos Médicos Especialistas

10 de Junho 2022

Joana Mourão, professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), acaba de ser nomeada para a secção de Anestesiologia da União Europeia dos Médicos Especialistas (UEMS), um cargo que irá exercer até ao final de 2023.

Enquanto única representante nacional neste órgão, Joana Mourão vai procurar contribuir para a garantia dos mais elevados padrões de qualidade da anestesiologia europeia, nomeadamente, na educação e no desenvolvimento profissional.

Proposta pela direção do Colégio da Especialidade de Anestesiologia da Ordem dos Médicos, a médica e professora da FMUP vai colaborar no organismo na elaboração de orientações de formação atualizadas nesta área, como o currículo e o programa do internato de formação específica, na segurança do doente e na qualidade dos cuidados prestados.

Ao representar a anestesiologia portuguesa, Joana Mourão confessa tratar-se “de uma nomeação que acarreta uma responsabilidade acrescida”, tendo como uma das missões a “projeção da especialidade fora de portas”.

Fundada em 1958, a UEMS (Union Européenne des Médecins Spécialistes) “estabelece padrões para a prática de cuidados de saúde de alta qualidade”, transmitidos às autoridades e instituições da União Europeia e às associações médicas nacionais com o objetivo de as “estimular e incentivar a implementar as respetivas recomendações”.

FMUP/HN

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

Apresentados resultados de medicamento para esclerose múltipla

Numa análise post-hoc, os novos dados revelam evidências de benefícios cognitivos na esclerose múltipla recidivante após o tratamento inicial com MAVENCLAD® (cladribina em comprimidos), com melhoria cognitiva sustentada ou estabilidade observada a dois anos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights