Joana Mourão foi nomeada para a secção de Anestesiologia da União Europeia dos Médicos Especialistas

Joana Mourão, professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), acaba de ser nomeada para a secção de Anestesiologia da União Europeia dos Médicos Especialistas (UEMS), um cargo que irá exercer até ao final de 2023.

Enquanto única representante nacional neste órgão, Joana Mourão vai procurar contribuir para a garantia dos mais elevados padrões de qualidade da anestesiologia europeia, nomeadamente, na educação e no desenvolvimento profissional.

Proposta pela direção do Colégio da Especialidade de Anestesiologia da Ordem dos Médicos, a médica e professora da FMUP vai colaborar no organismo na elaboração de orientações de formação atualizadas nesta área, como o currículo e o programa do internato de formação específica, na segurança do doente e na qualidade dos cuidados prestados.

Ao representar a anestesiologia portuguesa, Joana Mourão confessa tratar-se “de uma nomeação que acarreta uma responsabilidade acrescida”, tendo como uma das missões a “projeção da especialidade fora de portas”.

Fundada em 1958, a UEMS (Union Européenne des Médecins Spécialistes) “estabelece padrões para a prática de cuidados de saúde de alta qualidade”, transmitidos às autoridades e instituições da União Europeia e às associações médicas nacionais com o objetivo de as “estimular e incentivar a implementar as respetivas recomendações”.

FMUP/HN

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Share This