Cerca de 60 concelhos de 10 distritos do país em perigo máximo de incêndio

12 de Junho 2022

Cerca de 60 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Guarda, Coimbra, Viseu, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Faro e Beja apresentam este domingo um perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No distrito de Bragança estão sob este alerta do IPMA os concelhos de Mirandela, Vimioso, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mogadouro, Vila Flor, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo, Bragança e Alfândega da Fé.

De acordo com a informação do IPMA publicada no ‘site’, estão também em perigo máximo de incêndio os concelhos de Valpaços e Murça, no distrito de Vila Real, e Oliveira do Hospital e Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra.

No distrito da Guarda, estão os concelhos de Vila Nova de Foz Coa, Pinhel, Almeida, Guarda, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres e Gouveia, e, no distrito de Viseu, os concelhos São João da Pesqueira, Moimenta da Beira, Tabuaço, Penedono, Mangualde e Armamar.

O IPMA colocou sob o mesmo alerta, no distrito de Castelo Branco, os concelhos do Fundão, Covilhã, Belmonte, Oleiros, Castelo Branco, Sertã, Proença-a-Nova, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão.

Em perigo máximo de incêndio estão também, no distrito de Santarém, os concelhos de Constância, Abrantes, Sardoal, Mação, Vila Nova da Barquinha e Tomar, e no distrito de Portalegre, estão os concelhos de Nisa, Gavião, Portalegre, Castelo de Vide e Marvão.

O distrito de Beja tem sob este aviso o concelho de Almodôvar, adianta o IPMA.

Os concelhos de Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Portimão, Faro, Tavira, Loulé, Castro Marim e Alcoutim no distrito de Faro, também estão em perigo máximo de incêndio.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou também vários concelhos dos distritos de Faro, Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Leiria, Guarda, Viseu Bragança e Vila Real em perigo muito elevado de incêndio.

O IPMA prevê até segunda-feira uma subida dos valores da temperatura, em especial da máxima, atingindo-se na generalidade do território temperaturas máximas entre 30 e 35 graus Celsius, com valores mais elevados, da ordem de 40 graus, na Beira Baixa, vale do Tejo e interior do Alentejo.

Para a faixa costeira ocidental, os valores deverão ser ligeiramente inferiores, variando aproximadamente entre 25 e 30 graus, devido à previsão de vento de nor-noroeste, que poderá ser por vezes forte durante as tardes.

De acordo com o instituto as temperaturas máximas “deverão estar entre cinco e 12 graus acima dos valores médios para a época do ano, situação que é comum nesta altura do ano, e que neste contexto levará à emissão de avisos de tempo quente, em particular no interior”.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) anunciou na quinta-feira o destacamento de cerca de cinco mil operacionais para responder nos próximos dias ao aumento de risco de incêndio, com maior incidência em seis concelhos dos distritos de Castelo Branco, Santarém e Faro, devido à subida da temperatura.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights