Cerca de 40% dos docentes de enfermagem podem passar à reforma nos próximos quatros anos

15 de Junho 2022

Quase 40% dos professores de enfermagem podem passar à aposentação nos próximos quatro anos, alerta um estudo das escolas públicas desta área, que pedem ao Governo um plano de contingência para a renovação do corpo docente.

“De referir que em 38,75% das instituições de ensino superior a percentagem de docentes, altamente qualificados, com mais de 60 anos é igual ou superior a metade do seu corpo docente, sendo que 38,55 (226) podem abandonar a profissão no prazo máximo de quatro anos”, refere o estudo sobre envelhecimento do corpo docente e os desafios à sua renovação do Conselho Nacional do Ensino Público de Enfermagem (CNEPE).​​​​​​​

Este estudo, que foi apresentado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, inclui um conjunto de propostas para a “urgente renovação do corpo docente das 20 instituições públicas com programas de educação” nesta área profissional.

Segundo o documento, a transição geracional não foi acompanhada nos últimos anos pela integração nas escolas de professores mais jovens e qualificados, o que se reflete no facto de, atualmente, no ensino de enfermagem público existirem “apenas 13 docentes com idade inferior a 39 anos, sendo urgentemente necessário mobilizar estratégias para fazer face aos desafios que tal situação encerra”.

“Previsivelmente durante o próximo quadriénio um número muito significativo de docentes (226) pode abandonar as suas funções, por atingirem a idade de aposentação. Nalgumas instituições esta saída pode representar mais de metade do corpo docente atual”, alerta o estudo do CNEPE.

Face ao número de professores em fim de carreira e à complexidade e exigência do percurso formativo necessário ao ingresso na carreira docente, “urge pensar em estratégias que promovam condições e incentivem os enfermeiros a realizar a formação pós-graduada necessária à reposição do corpo docente a nível nacional”, refere o estudo agora divulgado.

De acordo com o órgão que representa o ensino da profissão em escolas públicas, a obtenção de especialização reconhecida pela Ordem dos Enfermeiros é um requisito fundamental para a qualificação do corpo docente e acreditação dos cursos de mestrado.

O eventual prosseguimento de estudos para doutoramento, habitualmente, só se realiza “após uma fase mais ou menos longa após a licenciatura, frequentemente já na segunda metade da quarta década da vida, e a base de recrutamento são enfermeiros que se encontram em pleno exercício de funções e já com bastante experiência profissional”, refere o CNEPE.

De acordo com os dados referentes a 31 de dezembro de 2021, o corpo docente de enfermagem das 20 instituições de ensino superior públicas totalizava 586 professores de carreira, maioritariamente mulheres.

Perante esta realidade, o CNEPE propõe a criação de um programa que vise a renovação do corpo docente altamente qualificado, assim como um plano de contingência para a formação avançada em enfermagem que envolva os ministérios da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Saúde e que “incentive à formação avançada, particularmente dos mais jovens”.

O CNEPE pretende ainda a constituição de um estatuto especial de docente de enfermagem em articulação com as unidades de saúde e que a área disciplinar de enfermagem se encontre representada nos sistemas de avaliação e financiamento da ciência.

O conjunto das escolas públicas, nos anos 2017-2018 e 2018-2019, formaram 3.857 novos enfermeiros.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights