Coreia do Norte atingida por epidemia intestinal aguda enquanto combate covid-19

16 de Junho 2022

A Coreia do Norte está a ser atingida por uma "epidemia intestinal aguda" em redor da cidade de Haeju, no sudoeste do país, numa altura em que combate também um surto de covid-19.

A agência noticiosa estatal norte-coreana KCNA informou que o próprio líder, Kim Jong-un, enviou “medicamentos preparados pela sua família” para a área do país afetada pela doença entérica na quarta-feira, mas não foram fornecidos mais pormenores.

As doenças gastrointestinais contagiosas podem ser causadas por bactérias, tais como cólera ou febre tifoide; por parasitas, tais como a giardíase; ou por vírus, tais como a hepatite A ou o rotavírus. Têm origem no consumo de água e alimentos contaminados com matéria fecal e podem ser transmitidos de pessoa para pessoa.

As doenças entéricas são muito comuns na Coreia do Norte, onde muitos lugares não dispõem de sistemas de saneamento de água adequados.

NR/HN/LUSa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights