Diabetes e doenças cardiovasculares aumentam o risco de demência

16 de Junho 2022

Pessoas com pelo menos duas doenças (tipo 2 diabetes, doença cardíaca ou AVC) têm o dobro do risco de desenvolver demência. A prevenção da diabetes e das doenças cardiovasculares poderia, portanto, ser uma estratégia para reduzir o risco de demência, sugere um estudo do Karolinska Institutet na Suécia publicado na revista Alzheimer & Dementia.

A diabetes tipo 2, as doenças cardíacas (doença cardíaca isquémica, insuficiência cardíaca ou fibrilação atrial) e o AVC – as chamadas doenças cardiometabólicas – são alguns dos principais factores de risco de demência.

“Poucos estudos examinaram como o risco de demência é afetado por ter mais do que uma destas doenças simultaneamente, pelo que era isso que queríamos examinar no nosso estudo”, diz Abigail Dove, doutoranda do Centro de Investigação do Envelhecimento, parte do Departamento de Neurobiologia, Ciências e Sociedade de Cuidados do Karolinska Institutet.

A demência desenvolve-se lentamente ao longo de décadas. Manifesta-se pela primeira vez como um declínio cognitivo gradual que só aparece nos testes cognitivos. Depois degenera em défice cognitivo no qual o indivíduo nota a sua memória falhada mas ainda pode cuidar de si próprio, e finalmente em demência total.

Mais do que uma doença cardiometabólica duplica o risco

Os investigadores extraíram dados do Estudo Nacional Sueco sobre Envelhecimento e Cuidados com um total de 2.500 indivíduos saudáveis e sem demência com mais de 60 anos de idade que vivem em Kungsholmen em Estocolmo. No início do estudo, a incidência de doenças cardiometabólicas foi avaliada através de registos médicos e investigação clínica. Os participantes foram então acompanhados durante doze anos com exames médicos e testes cognitivos, a fim de monitorizar as alterações na capacidade cognitiva e o desenvolvimento da demência.

A presença de mais do que uma doença cardiometabólica acelerou a velocidade do declínio cognitivo e duplicou o risco de comprometimento cognitivo e demência, acelerando o seu desenvolvimento em dois anos. A magnitude do risco foi aumentada com um maior número de doenças.

“No nosso estudo, as combinações de diabetes/doença de coração e diabetes/doença de coração/doença do AVC foram as mais prejudiciais para a função cognitiva”, diz Dove.

A prevenção de uma segunda doença importante

No entanto, os indivíduos que tinham apenas uma doença cardiometabólica não apresentavam um risco significativamente mais elevado de demência.

“Esta é uma boa notícia. O estudo mostra que o risco só aumenta quando alguém tem pelo menos duas das doenças, pelo que é possível que a demência possa ser evitada através da prevenção do desenvolvimento de uma segunda doença”.

A correlação entre as doenças cardiometabólicas e o risco de demência foi mais forte nos participantes que tinham menos de 78 anos de idade.

“Devemos, portanto, concentrar-nos na prevenção das doenças cardiometabólicas já na meia-idade, uma vez que o risco de falha cognitiva e demência parece ser maior entre aqueles que desenvolvem uma doença cardiometabólica mais cedo na vida”, diz Dove.

Procurando compreender o mecanismo

Os investigadores esperam em estudos futuros aprender mais sobre o mecanismo que impulsiona esta correlação, examinando o impacto de fatores genéticos e utilizando a imagiologia cerebral para ver como as doenças cardiometabólicas podem danificar o cérebro.

O estudo foi financiado pelo Swedish Research Council, o Swedish Research Council for Health, Working Life and Welfare Forte, a Swedish Alzheimer’s Foundation e Lindhés Advokatbyrå. Não foram relatados quaisquer interesses comerciais.

https://doi.org/10.1002/alz.12708

NR/HN/Alphagalileo

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

“Temos de atuar agora” foi a principal mensagem do 6.º Congresso CNC

O que nos espera na próxima década e como podemos impedir ou atrasar o aparecimento de doenças que acompanham o envelhecimento foram as principais questões colocadas na 6.ª edição do Congresso CNS, que se realizou no passado dia 13 de abril na Unidade de Lisboa do CNS | Campus Neurológico. A resposta foi consensual: temos de atuar agora.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights