Portugal recebe “centro de treino móvel de referência” na área da endoscopia

17 de Junho 2022

Prestes a chegar a Portugal, o EndoRunner, da Fujifilm, é um centro de treino móvel que contém "as mais recentes inovações na área da endoscopia".

O EndoRunner poderá ser visitado no âmbito da participação da Fujifilm na Semana Digestiva 2022, que irá decorrer de 22 a 25 de junho, na Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, no Porto – um evento organizado pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia.

O hub foi criado para visitar hospitais e conferências em toda a Europa, com o objetivo de ajudar os profissionais de saúde a ultrapassar alguns dos maiores desafios da endoscopia. Essa missão “revela-se particularmente importante numa altura em que surgem cada vez mais dados sobre o impacto da pandemia nos serviços de saúde, nomeadamente no diagnóstico oncológico”, lê-se no comunicado de imprensa.

O EndoRunner possui um chassis extra baixo, para um melhor uso do espaço e acesso, e tem uma porta larga na lateral esquerda que permite visualizar o interior, onde se encontram três estações de trabalho, equipadas com endoscópios e modelos artificiais que proporcionam uma experiência sensorial próxima da realidade.

Este centro de treino móvel pode viajar diretamente para hospitais e conferências, oferecendo aos médicos a oportunidade de usar as soluções inovadoras de endoscopia da Fujifilm. São cerca de vinte endoscópios flexíveis diferentes e mais de cinquenta dispositivos terapêuticos para todos os tipos de aplicações.

O hub usa tecnologia de aprendizagem profunda para ajudar os gastrenterologistas a tomar decisões com eficiência, aliviando as cargas de trabalho, de modo a disponibilizar o melhor atendimento ao paciente.

De acordo com um estudo elaborado para a Fujifilm, 73% dos gastrenterologistas referem que é provável que haja uma “bomba-relógio” de doentes com cancro, que aguardam um diagnóstico e tratamento após a Covid-19, enquanto 78% demonstraram preocupação com o facto de os doentes poderem ter cancros em estados mais avançados e mais difíceis de tratar, por causa da pandemia.

Setenta e quatro por centro dos médicos entrevistados afirmaram que deveriam ser melhoradas as oportunidades de treino no local, e mais de dois terços (67%) beneficiariam de um maior suporte prático por parte dos parceiros na área de equipamentos médicos.

Consequentemente, 81% dos entrevistados disseram que valorizariam mais oportunidades de treino e educação presenciais ministradas pelos fabricantes, e 75% preferem que os fabricantes visitem o próprio local de trabalho para disponibilizar treino e educação.

A vertente da Inteligência Artificial (IA) também foi realçada neste inquérito, com 80% a defender que a IA na endoscopia melhorará a capacidade de diagnóstico; para 69%, melhorará os resultados dos doentes.

A pesquisa da Fujifilm com profissionais de gastrenterologia de toda a Europa foi realizada pela Sermo, empresa de dados de saúde e plataforma social para médicos, alcançando 1,3 milhões de profissionais em 150 países.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ministério avalia propostas das ordens nos próximos dois meses

O Governo vai avaliar nos próximos dois meses as propostas apresentadas hoje à ministra da Saúde pelas ordens profissionais, que demonstraram preocupação com a resposta assistencial do Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou hoje a ministra.

Doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar na Europa

As doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar nos países da União Europeia (UE) e do Espaço Económico Europeu (EEE), alertou esta segunda-feira o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) no âmbito da Semana Europeia da Vacinação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights