Urgências de Obstetrícia a funcionar com normalidade na região de Lisboa

19 de Junho 2022

Os serviços de Ginecologia e Obstetrícia da Região de Lisboa estão hoje a funcionar dentro da normalidade, segundo a Administração Regional de Saúde, que admite poderem existir, no entanto, limitações em algumas unidades.

No seu relatório diário a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) informa que hoje “todos os serviços de Ginecologia/Obstetrícia da Região estão a funcionar dentro da normalidade”.

Em comunicado, a ARSLVT recorda, porém, que “poderão existir limitações em algumas unidades hospitalares”, o que significa que alguns hospitais, “num determinado período do dia, poderão ativar o desvio de CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes)/INEM”, um mecanismo utilizado há anos na gestão da procura pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Neste caso, as grávidas transportadas pelo CODU/INEM serão encaminhadas para outras unidades da Região, as quais assegurarão a resposta e o funcionamento em rede.

Os hospitais que, por períodos transitórios, acionam o desvio de CODU “mantêm a urgência externa a funcionar, dando resposta a quem lá se dirigir pelos seus meios”, explica ainda a ARSLVT.

De acordo com a administração regional, os hospitais e o CODU/INEM mantêm estreita articulação para garantir o normal funcionamento das urgências das maternidades da região, “com toda a segurança” e, em caso de necessidade de encaminhar utentes articulam-se “no sentido de identificar a unidade que naquele momento tem melhor capacidade de resposta”.

Nos últimos dias, vários serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia e bloco de partos de vários pontos do país tiveram de encerrar por determinados períodos ou funcionaram com limitações, devido à dificuldade dos hospitais em completarem as escalas de serviço de médicos especialistas.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights