Dois mortos em atentado à bomba na capital do Afeganistão

20 de Junho 2022

Pelo menos duas pessoas morreram no domingo na sequência de um atentado à bomba na capital do Afeganistão, Cabul, avançaram as autoridades.

O porta-voz da polícia de Cabul, Khalid Zadran, indicou numa mensagem publicada na rede social Twitter que o ataque foi causado por explosivos colocados num automóvel no norte da capital.

Até ao momento, nenhum grupo reivindicou o ataque.

A explosão de domingo segue-se a um ataque a um templo sikh em Cabul, no sábado, que matou pelo menos duas pessoas.

Cerca de 200 sikhs vivem atualmente no Afeganistão, um país quase inteiramente muçulmano, cuja comunidade sikh chegou a atingir cerca de meio milhão na década de 1970.

A comunidade afegã sikh tem sido alvo de vários ataques nos últimos anos.

A organização extremista armada Estado Islâmico já havia atacado a minoria sikh num ataque suicida em julho de 2018 em Jalalabad, no leste do país, que matou 19 pessoas.

Embora o número de ataques tenha diminuído no país desde que os talibãs tomaram o poder, em agosto de 2021, ocorreram uma série de atentados à bomba, no final de abril e de maio, nos quais morreram dezenas de pessoas.

A maioria foi reivindicada pelo Estado Islâmico.

Os talibãs têm intensificado os ataques contra o grupo extremista, sobretudo na província oriental de Nangarhar, na sequência dos quais prenderam centenas de pessoas.

Os talibãs afirmam que nos últimos meses derrotaram o Estado Islâmico, mas os analistas acreditam que a organização continua a ser o principal desafio de segurança para o novo regime afegão.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights