Primeiro-ministro cabo-verdiano descarta regresso às medidas restritivas, mas recomenda autoproteção

20 de Junho 2022

O primeiro-ministro cabo-verdiano descartou esta segunda-feira a adoção de medidas restritivas, como o regresso ao uso de máscaras obrigatório em espaços fechados, devido ao aumento de casos de Covid-19, mas recomendou a autoproteção.

“A indicação que nós temos da Direção Nacional de Saúde [DNS] é que não seria impactante neste momento o retorno das máscaras, mas quando fizemos o alívio da última medida, houve essa recomendação no sentido da autoproteção”, recordou Ulisses Correia e Silva.

O país voltou em 06 de março à situação de alerta, o menos grave de três níveis, mantendo atualmente um nível “mínimo” de restrições devido à pandemia de Covid-19, deixando de ser obrigatório a utilização de máscara na via pública e, já no final de abril, também em espaços fechados.

Nas últimas semanas os casos têm aumentado, tendo o país 1.030 casos ativos de infeção, quando há uma semana tinha 498 e há duas semanas 244.

O primeiro-ministro, que recentemente foi infetado com a Covid-19, insistiu que em sítios fechados recomenda-se o uso de máscaras, bem como a adoção de outras medidas, como o distanciamento físico e lavagem e higienização das mãos.

“Acho que nós todos temos de fazer esse esforço adicional, individual, para podermos proteger-nos, sem prejuízo de medidas que possam ser mais restritivas, mas que não se justificam neste momento”, afirmou.

Em 10 de junho, o Governo anunciou um “aumento progressivo” de casos ativos nas últimas duas semanas e a partir de 01 de julho vai passar a exigir certificado de terceira dose de vacina para viagens interilhas.

Desde o início da pandemia no país em 20 de março de 2020, já foram registados um total de 58.176 casos positivos acumulados, dos quais 56.692 foram dados como recuperados e 402 resultaram em óbito.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ministério avalia propostas das ordens nos próximos dois meses

O Governo vai avaliar nos próximos dois meses as propostas apresentadas hoje à ministra da Saúde pelas ordens profissionais, que demonstraram preocupação com a resposta assistencial do Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou hoje a ministra.

Doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar na Europa

As doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar nos países da União Europeia (UE) e do Espaço Económico Europeu (EEE), alertou esta segunda-feira o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) no âmbito da Semana Europeia da Vacinação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights