Centro hospitalar “a trabalhar” para regularizar dívida a bombeiros de Vila Real

21 de Junho 2022

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) disse estar a trabalhar em conjunto com a Federação Distrital dos Bombeiros no sentido de regularizar os montantes em dívida às corporações do distrito de Vila Real.

Na semana passada, em sede de audição da Comissão de Saúde, o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, António Nunes, disse que o CHTMAD tem em dívida às corporações de bombeiros do distrito “cerca de um milhão de euros”, registando “o maior atraso de pagamento a nível nacional, nomeadamente, de 11 meses”.

Na segunda-feira, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro informou que se encontra a trabalhar, em conjunto com a Federação Distrital de Bombeiros, no sentido de “regularizar os montantes em dívida”.

Acrescentou que, simultaneamente, está “a realizar melhorias nos processos administrativos, com o objetivo de encurtar os prazos de pagamento às cerca de 140 entidades que transportam utentes na área de influência do CHTMAD”.

Pelos 14 concelhos do distrito de Vila Real espalham-se 26 corporações de bombeiros que se queixam de não receberem os serviços de transporte de doentes há cerca de um ano, um atraso que dizem que os está a deixar numa situação financeira complicada.

Através de uma pergunta entregue na Assembleia da República e divulgada ontem, os parlamentares Fátima Correia Pinto, Agostinho Santa e Francisco Rocha questionaram a ministra Marta Temido sobre a dívida aos bombeiros transmontanos que foi denunciada pelo presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses.

Para os deputados socialistas “o atraso no pagamento às corporações de bombeiros dos serviços prestados no transporte de doentes não urgentes acarreta sérios constrangimentos de tesouraria a estas associações humanitárias, agravando, desta forma, as dificuldades financeiras já sentidas pelo aumento dos gastos com o pessoal e o aumento sucessivo dos preços dos combustíveis”.

Nesse sentido, os parlamentares perguntaram à ministra que tutela o CHTMAD se tem conhecimento da situação reportada relativamente ao atraso e ao montante em dívida do Centro Hospitalar Trás-os-Montes e Alto Douro às corporações de bombeiros do distrito de Vila Real.

Querem ainda saber quais as soluções que serão adotadas de forma a garantir “prazos e procedimentos de pagamento mais céleres por parte deste centro hospitalar”, que tem sede social em Vila Real e agrega ainda os hospitais de Chaves e Lamego.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

Apresentados resultados de medicamento para esclerose múltipla

Numa análise post-hoc, os novos dados revelam evidências de benefícios cognitivos na esclerose múltipla recidivante após o tratamento inicial com MAVENCLAD® (cladribina em comprimidos), com melhoria cognitiva sustentada ou estabilidade observada a dois anos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Neurocientista discursa sobre música e drogas psicadélicas como moduladores poderosos da criatividade

O diretor do Centro de Investigação Psicadélica e da Consciência Johns Hopkins nos EUA vai marcar presença no 14º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”, promovido pela Fundação BIAL e que decorre de 3 a 6 de abril na Casa do Médico, no Porto. O neurocientista vai discursar sobre algumas evidências empíricas que sugerem que as drogas psicadélicas podem ser moduladores poderosos da criatividade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights