Farmacêuticos hospitalares do IPO do Porto pedem escusa de responsabilidade

22 de Junho 2022

Os farmacêuticos hospitalares do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto pediram hoje escusa de responsabilidades por considerarem não terem condições para garantir a segurança dos cuidados farmacêuticos prestados por “insuficiência de recursos humanos”, denunciou esta quarta-feira o sindicato.

“Os farmacêuticos do IPO do Porto consideram que não estão reunidas as condições de garantir a segurança do ato farmacêutico prestado aos doentes nas diversas áreas de prestação de cuidados farmacêuticos”, adiantou o Sindicato Nacional dos Farmacêuticos, em comunicado enviado à Lusa.

Em causa estão falta de recursos humanos, logísticos e materiais, refere.

O sindicato adiantou já ter pedido uma reunião ao conselho de administração do IPO do Porto para discutir estes problemas.

Contudo, acrescentou, “dada a ausência de uma estratégia passível de aplicação em tempo útil para evitar, por um lado, a contínua saída de farmacêuticos e, por outro, a insuficiência do atual quadro de pessoal farmacêutico com a consequente degradação das condições de trabalho e assistenciais do hospital e dos serviços farmacêuticos, não resta a estes profissionais qualquer alternativa que não seja esta tomada de posição”.

Em declarações à Lusa, o presidente do Sindicato Nacional dos Farmacêuticos, Henrique Reguengo, considerou que esta situação irá repetir-se por outros hospitais do país porque o “desinvestimento” na atividade farmacêutica está a chegar a um “limite crítico”.

Nas instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) há uma “enorme carência” de farmacêuticos, estando a chegar-se a um “ponto de rutura”, sublinhou.

Henrique Reguengo lembrou que os farmacêuticos hospitalares servem todos os serviços dos hospitais, o que resulta num enorme aumento de atividade e complexidade.

Também no início de junho, mais de duas dezenas de farmacêuticos preocupados com a “falta de recursos” e com “qualidade e a segurança dos cuidados” prestados no Hospital de Santo António, no Porto, pediram escusa de responsabilidade.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights