Federação Distrital do PS destaca investimentos no Centro Hospitalar de Leiria

22 de Junho 2022

A Federação Distrital de Leiria do PS destacou na terça-feira o investimento no Centro Hospitalar de Leiria (CHL) e assegurou que se pretende fazer mais, mas a herança do PSD ao nível estrutural do Serviço Nacional de Saúde é difícil.

“Desde 2015, ano em que o PS chegou ao Governo da República, o número de profissionais de saúde aumentou no CHL em 23%, o que em termos absolutos significa mais 438 profissionais. Destes 438 novos profissionais, 66 são médicos especialistas, 48 são médicos internos, 197 são enfermeiros, 38 são técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica e 52 são assistentes operacionais”, refere um comunicado da Federação.

O documento adianta que o CHL “apostou também na melhoria das instalações e equipamentos, bem como no desenvolvimento de novas valias, como o demonstra o investimento de mais de 20 milhões de euros” feito “nestas áreas desde 2015”.

“Para além disso, foi também com este Governo que foram criadas condições para a descentralização de diversas consultas pelos vários polos do Centro Hospitalar, a criação de novos serviços em áreas tão distintas como a Endocrinologia, a Nutrição e ainda a criação do Centro de Investigação ou o hospital de dia de Psiquiatria”, exemplifica.

O comunicado do PS surge um dia depois de uma conferência de imprensa do PSD, na qual o presidente da Comissão Política Distrital de Leiria e deputado na Assembleia da República, Hugo Oliveira, defendeu o recurso a privados para resolver “o caos na saúde”, considerando que “as pessoas não podem morrer porque há problemas ideológicos”.

Sobre a situação no distrito de Leiria, Hugo Oliveira sustentou ser “assustador perceber que serão 70 mil utentes [no distrito] que não têm médicos de família – e ainda faltam os números do norte do distrito”, acrescentando que “o número de médicos em falta em todas as unidades é gritante”.

Segundo o deputado, “o fecho das urgências tanto em Leiria como em Caldas da Rainha tem causado constrangimentos terríveis”.

Referindo que “foi preciso haver um momento trágico, com o falecimento de um bebé [no hospital das Caldas da Rainha] para que o país acordasse e se levantasse um pequeno véu sobre a questão da obstetrícia”, o dirigente social-democrata notou que em “muitas outras especialidades” também há problemas.

“O Governo até nos roubou um ortopedista para secretário de Estado [da Saúde, António Sales], que tanta falta faz. E o senhor secretário de Estado, que é presidente da Assembleia Municipal de Leiria e foi cabeça de lista do PS nas últimas eleições legislativas, devia fazer objetivamente alguma coisa pelo distrito e pelos nossos centros hospitalares, que estão a ter dificuldades constantes”, apontou Hugo Oliveira.

No comunicado, a Federação, liderada por Walter Chicharro, acusa ainda o “PSD Leiria, na linha da sua política de dizer por dizer sem nada fazer”, de criticar António Sales “por, alegadamente, não resolver os problemas do Centro Hospitalar de Leiria.

“Compreendemos como é complicado para o PSD Leiria ver um eleito do PS atingir um patamar de reconhecimento e notoriedade tão positivo como aquele que o Dr. António Sales atingiu, o que, sendo naturalmente motivo de orgulho para todos os seus concidadãos, incomoda quem faz parte do partido que menos fez pela saúde em Portugal aquando do exercício de funções governativas: o PSD”, acrescenta a Federação Distrital de Leiria do PS.

Segundo o seu ‘site’, o CHL, que integra os hospitais de Leiria, Pombal e Alcobaça, serve “uma população de cerca de 400 mil habitantes”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights