Secretária de Estado francesa investigada por violência sexual

22 de Junho 2022

A justiça francesa abriu uma investigação após duas queixas de violência sexual contra mais um membro do governo, Chrysoula Zacharopoulou, nomeada secretária de Estado no mês passado, anunciou esta quarta-feira a procuradoria de Paris.

Zacharopoulou, 46 anos, uma francesa de origem grega, foi eurodeputada desde 2019 e é secretária de Estado do Desenvolvimento, Francofonia e Parcerias Internacionais.

De acordo com o semanário francês Marianne, que revelou o caso, os alegados atos foram cometidos no contexto da sua profissão de ginecologista.

A primeira queixa foi apresentada no dia 25 de maio e o inquérito foi aberto dois dias depois, adiantou o Ministério Público, acrescentando que foi apresentada uma segunda queixa no dia 16 de junho, esta com factos que teriam ocorrido “num contexto médico” em 2016, segundo fonte próxima do processo.

Outros governantes franceses são acusados de violência sexual, como o ministro do Interior, Gérald Darmanin, alvo de uma denúncia de violação, considerada sem fundamento num primeiro momento, mas relançada e devido à qual o procurador pediu a sua demissão no início de 2022.

Mais recentemente, o ministro da Solidariedade, Damien Abad, foi acusado de violação. A procuradoria de Paris disse que não ia abrir uma investigação preliminar estando o processo “tal como está”.

O anúncio da investigação a Zacharopoulou surge numa altura complicada, dado as eleições legislativas, cuja segunda volta decorreu no domingo, terem retirado ao campo político do Presidente Emmanuel Macron a maioria absoluta na Assembleia Nacional.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Joana Bordalo e Sá diz que, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem os recursos humanos

Joana Bordalo e Sá também já reagiu à demissão da DE-SNS: “mostrou ser uma estrutura pouco funcional e bastante pesada”, disse ao HealthNews. Nas ULS, por exemplo, “há uma grande desorganização” que a DE-SNS não ajudou a resolver. Daqui para a frente, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem resolver o problema dos recursos humanos. É a opinião da presidente da FNAM.

Nuno Rodrigues: “O SIM espera que a saída do Professor Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso”

Em reação à demissão do diretor-executivo do SNS, Nuno Rodrigues disse hoje ao HealthNews que certamente não foi uma decisão tomada de ânimo leve, que espera que a saída de Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso e que o Sindicato Independente dos Médicos estará sempre disponível para o diálogo e para tentar encontrar as melhores soluções.

DE-SNS sai após relatório exigido pela ministra

Fernando Araújo anunciou hoje a demissão da Direção Executiva do SNS e, em comunicado de imprensa, esclareceu que irá ainda assim apresentar o relatório solicitado pela ministra da Saúde, do qual teve conhecimento “por email, na mesma altura que foi divulgado na comunicação social”.

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a Direção Executiva do SNS.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights