Fundação AstraZeneca e Sociedade Portuguesa de Oncologia entregam bolsa no valor de 35 mil euros

24 de Junho 2022

O meduloblastoma é um dos tumores cerebrais malignos mais comuns nas crianças e é sobre ele que incide o projeto de investigação que venceu a edição de 2022 do “Prémio Faz Ciência”, uma iniciativa da Fundação AstraZeneca e da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO).

Este estudo será desenvolvido por Adriana Sánchez-Danés, Patrícia Borges e Raquel Soares, especialistas da Fundação Champalimaud, que conquistam uma bolsa no valor de 35 mil euros.

O trabalho, a que as investigadoras deram o nome de BALANCE, tem como objetivo “descobrir até que ponto o cérebro em desenvolvimento é plástico e capaz de compensar as perturbações causadas pela formação de um tumor, mantendo o seu desenvolvimento e a função normais”.

Segundo as especialistas, a investigação irá “fornecer os primeiros insights sobre os mecanismos compensatórios usados pelo cérebro em crescimento para garantir um correto desenvolvimento”, limitando os efeitos do tumor. Estes mecanismos “podem levar ao encolhimento do tumor, abrindo caminhos promissores para o desenvolvimento de novos tratamentos para doentes pediátricos”.

Ao todo, foram submetidos vinte e seis projetos, sendo a edição com maior número de candidaturas, facto que traduz a qualidade da investigação feita em Portugal, mas “que é preciso apoiar e promover, uma vez que se pode traduzir em passos muito importantes na luta contra o cancro”, diz Ana Raimundo, presidente do júri.

Maria do Céu Machado, que inicia o seu trabalho enquanto presidente da Fundação AstraZeneca, reforça a importância deste tipo de investigação, sobretudo numa área como a da oncologia, onde têm sido grandes os avanços ao nível da prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro: “Projetos de investigação como este podem vir a ter um impacto importante na prática clínica. E é importante também reconhecer que, em Portugal, se faz – e se pode fazer ainda mais – investigação de qualidade”.

Os projetos foram avaliados por uma comissão de avaliação composta por cinco especialistas na área da oncologia: Ana Raimundo, ex-presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia e presidente do júri; Bruno Silva-Santos, vice-diretor do Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Universidade de Lisboa e Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; Cláudia Vieira, vogal da Sociedade Portuguesa de Oncologia e investigadora do Centro de Investigação do IPO do Porto; José Carlos Machado, vice-presidente do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup), e Nuno Bonito, vogal da Sociedade Portuguesa da Sociedade Portuguesa de Oncologia e coordenador de Equipa Multidisciplinar de Cancro Digestivo do IPO de Coimbra.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights