Jorge Correia Pinto é o novo presidente da Escola de Medicina da UMinho

26 de Junho 2022

O professor catedrático Jorge Correia Pinto é o novo presidente da Escola de Medicina da Universidade do Minho (UMinho).

Correia Pinto substitui Nuno Sousa no cargo e, no mandato até 2025, tem como vice-presidentes os professores António Salgado (pelouro da Investigação), Cristina Nogueira-Silva (pelouro do Ensino) e Patrício Costa (pelouro de Gestão e Planeamento).

Nascido há 52 anos em Lamego, Jorge Correia-Pinto é professor catedrático na EMUM, diretor do ICVS – Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde da UMinho (cargo que deixará ao presidir a EMUM) e ainda diretor e cofundador do Serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital de Braga.

É licenciado e doutorado em Medicina pela Universidade do Porto, tendo passado pelo Centro Hospitalar de São João. Já proferiu cerca de 300 conferências em diversos países e publicou mais de 200 artigos científicos sobre cirurgia, pediatria, biologia celular e molecular, fisiologia e os sistemas respiratório e cardiovascular. Coordena(ou) vários projetos de investigação financiados e soma 60 distinções.

Realizou mais de quinze mil intervenções cirúrgicas, 750 delas a nível neonatal. Em Portugal, foi pioneiro no procedimento ex utero intra-partum treatment e num programa de cirurgia minimamente invasivo para tratar malformações congénitas no recém-nascido, como a atresia do esófago, hérnia diafragmática congénita, estenose hipertrófica do piloro, atresia duodenal, lobectomia pulmonar e hérnia inguinal.

A cerimónia de tomada de posse decorreu na terça-feira.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Anabela Oliveira: “Doença de Gaucher pode ter um amplo espetro de apresentações”

Num exclusivo ao HealthNews, a Dra. Anabela Oliveira, especialista em Medicina Interna do Hospital de Santa Maria, esclarece os contornos da doença de Gaucher. Uma patologia rara e hereditária, caracterizada pela deficiência de uma enzima, que provoca a acumulação de gorduras no organismo. Com um amplo espetro de manifestações e um diagnóstico por vezes tardio, a médica detalha os sinais de alerta, o acompanhamento multidisciplinar e os avanços terapêuticos que têm melhorado a qualidade de vida dos doentes

Fundação para a Saúde lança Manifesto contra centralização do acesso à doença aguda através da Linha SNS24

A Fundação para a Saúde divulgou um Manifesto intitulado “Sobre os serviços e cuidados de saúde a que temos direito”, que alerta para a crescente centralização da gestão do acesso aos cuidados de saúde em caso de doença aguda através da Linha SNS24, fenómeno que, segundo o documento, desvirtua o papel tradicional dos centros de saúde e do conceito de proximidade no Serviço Nacional de Saúde (SNS) português. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights