Jorge Correia Pinto é o novo presidente da Escola de Medicina da UMinho

26 de Junho 2022

O professor catedrático Jorge Correia Pinto é o novo presidente da Escola de Medicina da Universidade do Minho (UMinho).

Correia Pinto substitui Nuno Sousa no cargo e, no mandato até 2025, tem como vice-presidentes os professores António Salgado (pelouro da Investigação), Cristina Nogueira-Silva (pelouro do Ensino) e Patrício Costa (pelouro de Gestão e Planeamento).

Nascido há 52 anos em Lamego, Jorge Correia-Pinto é professor catedrático na EMUM, diretor do ICVS – Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde da UMinho (cargo que deixará ao presidir a EMUM) e ainda diretor e cofundador do Serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital de Braga.

É licenciado e doutorado em Medicina pela Universidade do Porto, tendo passado pelo Centro Hospitalar de São João. Já proferiu cerca de 300 conferências em diversos países e publicou mais de 200 artigos científicos sobre cirurgia, pediatria, biologia celular e molecular, fisiologia e os sistemas respiratório e cardiovascular. Coordena(ou) vários projetos de investigação financiados e soma 60 distinções.

Realizou mais de quinze mil intervenções cirúrgicas, 750 delas a nível neonatal. Em Portugal, foi pioneiro no procedimento ex utero intra-partum treatment e num programa de cirurgia minimamente invasivo para tratar malformações congénitas no recém-nascido, como a atresia do esófago, hérnia diafragmática congénita, estenose hipertrófica do piloro, atresia duodenal, lobectomia pulmonar e hérnia inguinal.

A cerimónia de tomada de posse decorreu na terça-feira.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights