Jorge Correia Pinto é o novo presidente da Escola de Medicina da UMinho

O professor catedrático Jorge Correia Pinto é o novo presidente da Escola de Medicina da Universidade do Minho (UMinho).

Correia Pinto substitui Nuno Sousa no cargo e, no mandato até 2025, tem como vice-presidentes os professores António Salgado (pelouro da Investigação), Cristina Nogueira-Silva (pelouro do Ensino) e Patrício Costa (pelouro de Gestão e Planeamento).

Nascido há 52 anos em Lamego, Jorge Correia-Pinto é professor catedrático na EMUM, diretor do ICVS – Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde da UMinho (cargo que deixará ao presidir a EMUM) e ainda diretor e cofundador do Serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital de Braga.

É licenciado e doutorado em Medicina pela Universidade do Porto, tendo passado pelo Centro Hospitalar de São João. Já proferiu cerca de 300 conferências em diversos países e publicou mais de 200 artigos científicos sobre cirurgia, pediatria, biologia celular e molecular, fisiologia e os sistemas respiratório e cardiovascular. Coordena(ou) vários projetos de investigação financiados e soma 60 distinções.

Realizou mais de quinze mil intervenções cirúrgicas, 750 delas a nível neonatal. Em Portugal, foi pioneiro no procedimento ex utero intra-partum treatment e num programa de cirurgia minimamente invasivo para tratar malformações congénitas no recém-nascido, como a atresia do esófago, hérnia diafragmática congénita, estenose hipertrófica do piloro, atresia duodenal, lobectomia pulmonar e hérnia inguinal.

A cerimónia de tomada de posse decorreu na terça-feira.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Share This