Fundação Champalimaud e Agência Internacional de Energia Atómica em parceria para investigação e tratamento do cancro

28 de Junho 2022

A Fundação Champalimaud e a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) iniciaram uma parceria para o desenvolvimento da investigação, tratamento e diagnóstico de doenças oncológicas.

O acordo de associação entre a Fundação Champalimaud e esta organização autónoma ligada às Nações Unidas foi firmado na segunda-feira, durante uma visita de Rafael Mariano Grossi, diretor-geral da AIEA, ao Centro Clínico Champalimaud (CCC).

A parceria incide nas áreas de radiação oncológica, imagiologia médica de diagnóstico, medicina nuclear e física médica, com o objetivo de estabelecer a estrutura para a cooperação entre as duas instituições, em diferentes áreas: colaboração em pesquisas e publicações; troca e disseminação de informação, incluindo as melhores práticas; assistência em formação e capacitação; desenvolvimento de cursos educacionais e de treino; participação em missões de especialistas a países de baixo e médio baixo rendimento membros da AIEA; colaboração na organização de reuniões e workshops; e fornecimento de conhecimentos especializados para apoiar as atividades de formação da AIEA para Estados-membros.

“Acreditamos que desta parceria resultarão ganhos para a Ciência e para o tratamento das pessoas com doença oncológica. O desenvolvimento do conhecimento é um processo colaborativo e orgulhamo-nos de poder estabelecer este acordo com uma instituição de referência global”, comentou Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud.

A parceria inclui também a colaboração na execução de estágios de beneficiários do Programa de Bolsas Marie Sklodowska-Curie, da AIEA, no CCC.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada

Os trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada (PPP), garante Camilo Ferreira, coordenador da Comissão de Trabalhadores, que recordou, em conversa com o HealthNews, a exaustão dos profissionais naquele modelo de gestão e, como Entidade Pública Empresarial (EPE), a melhoria das condições de trabalho e do desempenho.

Menopausa: Uma doença ou um processo natural de envelhecimento?

A menopausa foi o “elefante na sala” que a Médis trouxe hoje ao Tejo Edifício Ageas Tejo. O tema foi abordado numa conversa informal que juntou diversos especialistas. No debate, os participantes frisaram que a menopausa não é uma doença, mas sim um “ciclo de vida”. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights