PSD da Amadora e de Sintra exige plano de recuperação das urgências do Hospital Fernando da Fonseca

28 de Junho 2022

As comissões políticas do PSD da Amadora e de Sintra exigiram hoje um plano de recuperação das urgências do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), numa altura em que faltam 136 enfermeiros nesta unidade de saúde.

Os sociais-democratas exigem ainda a “autorização imediata da tutela para a contratação de profissionais” e a “criação de uma estratégia de longo prazo para o Hospital Amadora-Sintra, que inclua as condições humanas, técnicas e financeiras para que as mais de meio milhão de pessoas possam ter uma previsão de estabilidade e segurança”, pode ler-se num comunicado conjunto das duas concelhias.

As críticas das concelhias do PSD da Amadora e de Sintra surgem na sequência de dados divulgados há uma semana pela Ordem dos Enfermeiros que, após uma visita ao hospital, constatou a necessidade de contratar, pelo menos, mais 136 enfermeiros.

“De acordo com os dados disponíveis, esta Urgência, que tem em média mais de 400 episódios por dia, deveria ter 293 enfermeiros, mas o serviço é composto apenas por 157 enfermeiros, dos quais apenas 124 estão em funções”, apontam os sociais-democratas.

Outra das conclusões saídas da visita, e destacada no comunicado das concelhias do PSD da Amadora e de Sintra, é de que o número de doentes internados “excede em mais do dobro a capacidade oficial instalada”, que é de 29 camas e que o Serviço de Urgência Geral “não tem diretor de serviço”.

“Este contexto de caos instalado é absolutamente criminoso e lesivo da saúde de mais de meio milhão de habitantes. A falta de contração de profissionais qualificados, a ausência de uma gestão assertiva e a desresponsabilização política leva a que se esteja a jogar com a saúde destas populações”, criticam os sociais-democratas.

A visita da Ordem dos Enfermeiros ao Hospital Amadora-Sintra realizou-se após uma visita às Urgências do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, na qual também se constatou que estão em falta 125 enfermeiros.

Em ambos os hospitais já foram entregues dezenas de escusas de responsabilidade.

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca serve atualmente cerca de 550 mil utentes dos concelhos da Amadora e de Sintra, no distrito de Lisboa.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Joana Bordalo e Sá diz que, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem os recursos humanos

Joana Bordalo e Sá também já reagiu à demissão da DE-SNS: “mostrou ser uma estrutura pouco funcional e bastante pesada”, disse ao HealthNews. Nas ULS, por exemplo, “há uma grande desorganização” que a DE-SNS não ajudou a resolver. Daqui para a frente, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem resolver o problema dos recursos humanos. É a opinião da presidente da FNAM.

Nuno Rodrigues: “O SIM espera que a saída do Professor Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso”

Em reação à demissão do diretor-executivo do SNS, Nuno Rodrigues disse hoje ao HealthNews que certamente não foi uma decisão tomada de ânimo leve, que espera que a saída de Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso e que o Sindicato Independente dos Médicos estará sempre disponível para o diálogo e para tentar encontrar as melhores soluções.

DE-SNS sai após relatório exigido pela ministra

Fernando Araújo anunciou hoje a demissão da Direção Executiva do SNS e, em comunicado de imprensa, esclareceu que irá ainda assim apresentar o relatório solicitado pela ministra da Saúde, do qual teve conhecimento “por email, na mesma altura que foi divulgado na comunicação social”.

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a Direção Executiva do SNS.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights