Ana Chaves: “É o início de uma nova era na área da tomografia computorizada”

06/30/2022
Ana Chaves, Business Manager de CT na Siemens Healthineers

O lançamento do primeiro Photon-Counting CT representa um antes e um depois na tomografia computorizada. De acordo com Ana Chaves, Business Manager de CT na Siemens Healthineers, o novo equipamento vem dar resposta às atuais limitações dos exames, permitindo diagnósticos mais precisos. Questionada sobre a dose de radiação, Ana Chaves afirma que “a dose de radiação necessária para a obtenção de imagens com alta precisão é substancialmente menor do que era possível obter até ao momento”. Esta geração de TAC “É uma nova tecnologia que vem revolucionar o diagnóstico em todas as áreas clínicas”, afirma.

A tomografia computorizada permite detetar pequenas alterações em ossos, tecidos e órgãos, ajudando ao mesmo tempo a diagnosticar nódulos e tumores. Quais as principais limitações que permanecem para a tecnologia CT que atualmente é usada?

Existem alguns desafios na deteção e diagnóstico, já que a tecnologia que atualmente é utilizada não permite ir a um nível de detalhe tão preciso devido à dificuldade de diminuir os pixéis. Estas limitações na qualidade de imagem por vezes não permitem um diagnóstico inicial efetivo, obrigando a mais estudos e/ou maior exposição a dose de radiação. A nova tecnologia Photon-Counting irá permitir ver mais e com mais clareza, sendo um passo quântico na acuidade diagnóstica por CT.

Os níveis de radiação a que as pessoas são expostas durante a realização de exames de imagem é algo que ainda suscita preocupação dentro da própria classe médica. Os riscos associados à saúde são diminuídos com a utilização do novo tomógrafo?

A dose de radiação é cada vez mais uma preocupação presente quer nos prestadores de cuidados de saúde, quer na indústria, pelo que todo o nosso portfólio já visa a otimização de dose. Mas o que a tecnologia Photon-Counting traz de revolucionador é que, devido à ausência de ruído eletrónico no detetor, a dose de radiação necessária para a obtenção de imagens com alta precisão é substancialmente menor do que era possível obter até ao momento.

Quais são as principais áreas onde esta tecnologia poderá ter maior impacto? 

Todas as áreas clínicas irão beneficiar deste passo gigante tecnológico. Dando um exemplo concreto, em oncologia, termos disponível imagem espectral com baixa dose de radiação e estabilidade dos valores de CT, para todos os exames, independentemente do biótipo, é impactante para todos os pacientes na medida em que permite um diagnóstico mais precoce, informação funcional e precisão no seguimento da doença oncológica.

Considera que estamos perante o início de uma nova era, com o lançamento deste novo TAC?

Sem dúvida! E é de facto um grande orgulho podermos fazer parte de um momento que mudará para sempre a História da Tomografia Computorizada. Com este novo equipamento acompanhamos toda a jornada dos pacientes, na medida em que beneficiarão de um diagnóstico ainda mais preciso, de um diagnóstico mais precoce e da tomada de decisões clínicas e terapêuticas relevantes.

No contexto atual de pandemia este lançamento torna-se ainda mais relevante? 

A pandemia ajudou a perceber o quão importante é investir na saúde, que é altamente merecedora de aposta em inovação tecnológica. A par disso, a necessidade de otimizar os recursos hospitalares, nomeadamente o tempo disponível dos prestadores de cuidados de saúde. E de certa forma a resposta a estas duas grandes questões é o que nos move na Siemens Healthineers. O Photon-Counting CT demorou anos a ser desenvolvido, e foi com a persistência e convicção de que seria um contributo para mais e melhor saúde, que prosseguimos até este momento em que lançamos ao mercado uma solução que irá impactar por um lado os médicos que necessitam de informação clara para decidir e os pacientes que merecem as melhores respostas.

O lançamento do novo tomógrafo poderá antecipar novos lançamentos de tecnologia para breve?

Diria que dificilmente nos próximos anos iremos assistir ao lançamento de uma outra tecnologia tão incrível como esta em tomografia computorizada. Para chegarmos até aqui foram necessárias quase duas décadas de estudo e desenvolvimento, mas o resultado desta investigação é de facto um avanço e um marco na área do diagnóstico por imagem.

Veja o evento aqui

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights