Diana Pereira Farmacêutica e membro da equipa de Intervenção Farmacêutica

Farmácia de viagem: preparação individualizada da medicação

06/30/2022

A gestão da medicação nem sempre é simples, principalmente se se tratar de um doente polimedicado. Entende-se por polimedicação a toma de quatro ou mais medicamentos, e é bastante comum em utentes com idade mais avançada ou com múltiplas comorbilidades. A adaptação dos utentes à prescrição de novos medicamentos nem sempre é fácil: nem sempre o fazem da forma mais correta, seguindo a posologia indicada ou conservando os seus medicamentos nos locais adequados.

A polimedicação traz consigo alguns desafios como as interações medicamentosas ou a diminuição da adesão à terapêutica por esquecimentos da toma e, tanto os utentes como os seus cuidadores, devem lidar com esta questão de forma cautelosa para evitar eventos adversos indesejáveis. Uma das maiores preocupações inerentes à gestão da medicação trata-se das viagens.

Se é o utente polimedicado que viaja, seja em trabalho ou em lazer, torna-se complicado gerir toda a medicação que deve levar na sua bagagem, sem que haja esquecimentos ou trocas de medicamentos. Mas se falamos de cuidadores que se ausentam, é igualmente desafiante a preparação prévia da medicação que devem deixar.

Para todas estas situações, o Serviço da Preparação Individualizada da Medicação apresenta-se como uma solução eficaz! Disponibilizado nas Farmácias Holon, este serviço pretende garantir a correta utilização dos medicamentos adquiridos através do seu uso seguro. O serviço inicia com uma consulta farmacêutica, em que o utente deve levar consigo toda a sua atual terapêutica, receitas médicas e análises clínicas.

Depois de aderir ao serviço, o procedimento é muito simples: após a consulta, o utente ou o cuidador dispõe de um pillpack semanal que contém todos os medicamentos a tomar nos dias e horas indicados nas suas receitas médicas. No final da semana, deve devolver esse pillpack à farmácia, para que o farmacêutico avalie a adesão à terapêutica (percebendo se o utente se esqueceu de tomar os seus medicamentos em algum dia ou hora específica).

Todos os medicamentos permanecem na farmácia e ficam armazenados segundo as normas de temperatura e humidade, e são manipulados de forma segura na hora da preparação do pillpack. Na hora do levantamento do mesmo, o farmacêutico explica ao utente todas as considerações que entende necessárias e disponibiliza-se ao esclarecimento de dúvidas. Este serviço permite, assim, um maior descanso e autonomia ao utente e contribui para melhorar os resultados em saúde! Não fique com dúvidas. Estamos aqui para si.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar na Europa

As doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar nos países da União Europeia (UE) e do Espaço Económico Europeu (EEE), alertou esta segunda-feira o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) no âmbito da Semana Europeia da Vacinação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights