Secretário de Estado acusa IL de “fúria privatizadora” do SNS

1 de Julho 2022

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde acusou na quinta-feira a Iniciativa Liberal (IL) de “fúria privatizadora” do Serviço Nacional de Saúde, com a bancada parlamentar a lamentar o “perfeito negacionismo” do governante sobre a situação do setor.

“Eu diria que esta fúria privatizadora e a tentativa de diminuição do papel do SNS que a IL defende está longe de ser eficaz e eficiente e de garantir a qualidade do serviço prestado”, afirmou António Lacerda Sales.

O secretário de Estado falava num debate potestativo (obrigatório) agendado pela IL, que apresentou cinco iniciativas legislativas na área da Saúde, e para o qual Chega, BE, PCP, PAN e Livre arrastaram os seus diplomas sobre o mesmo tema.

Lacerda Sales desvalorizou o debate de ontem sobre o SNS, recordando que, na quarta-feira, a ministra da Saúde, Marta Temido, esteve numa audição regimental de mais de cinco horas sobre várias matérias do SNS.

“Razão pela qual este debate potestativo em nada acrescenta aos últimos debates sobre saúde e apenas representa um número político da IL para, de forma a cavalgar alguns problemas circunstanciais do SNS, fazer um número de `marketing´ político de fúria privatizadora e liberalizadora do SNS”, criticou o secretário de Estado.

Na resposta, o líder parlamentar da IL Rodrigo Saraiva considerou que a intervenção de Lacerda Sales “já não é de colocar a cabeça na areia, mas de perfeito negacionismo” em relação à situação atual do SNS.

O debate foi solicitado pela IL há cerca de um mês, adiantou o parlamentar da IL, ao salientar que o partido “não anda a dormir nem enfia a cabeça debaixo da areia”.

Lacerda Sales anunciou ainda que quinta-feira entrou em consulta pública a proposta de estratégia nacional contra cancro para o 2021-2030, alinhada com o plano europeu desta área, que pretende contribuir para a redução da incidência das neoplasias.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights