Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais volta a esclarecer dúvidas

3 de Julho 2022

No próximo dia 6 de julho, pelas 14h30, Ovar recebe a terceira sessão de esclarecimento organizada pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais.

As sessões de esclarecimento do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais decorrem em vários pontos do país, ao longo deste ano, com o apoio da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), que a Câmara Municipal de Ovar integra desde 2021.

Durante esta terceira sessão, que terá lugar na Escola de Artes e Ofícios de Ovar, associações que ajudam os cuidadores informais na sua tarefa tratarão de esclarecer dúvidas. A conversa contará com o apoio de Palmira Martins, assistente social em representação do movimento, o testemunho das equipas do Projeto Juntos no Cuidar, da Santa Casa da Misericórdia de Ovar, e um representante da Associação Fraterna de Prevenção e Ajuda.

“A duas sessões já realizadas foram um sucesso pois juntaram centenas de cuidadores que viram todas as suas dúvidas esclarecidas, relativamente ao Estatuto do Cuidador Informal. Ovar é o terceiro de muitos Municípios que ainda vamos percorrer porque não vamos desistir de caminhar ao lado dos doentes e dos seus cuidadores “, refere Pedro Moura, diretor-geral da Merck Portugal.

O encontro destina-se a todos os cuidadores informais e profissionais de saúde, farmacêuticos e assistentes sociais, não necessitando de inscrição prévia.

Estas sessões de esclarecimento contam com o apoio do Instituto da Segurança Social, para desmistificar o acesso ao estatuto e prestar algum tipo de aconselhamento, informação e orientação, tendo em conta os direitos e responsabilidades do cuidador e da pessoa cuidada.

As datas e locais dos próximos encontros foram divulgados no website da iniciativa.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Joana Bordalo e Sá diz que, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem os recursos humanos

Joana Bordalo e Sá também já reagiu à demissão da DE-SNS: “mostrou ser uma estrutura pouco funcional e bastante pesada”, disse ao HealthNews. Nas ULS, por exemplo, “há uma grande desorganização” que a DE-SNS não ajudou a resolver. Daqui para a frente, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem resolver o problema dos recursos humanos. É a opinião da presidente da FNAM.

Nuno Rodrigues: “O SIM espera que a saída do Professor Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso”

Em reação à demissão do diretor-executivo do SNS, Nuno Rodrigues disse hoje ao HealthNews que certamente não foi uma decisão tomada de ânimo leve, que espera que a saída de Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso e que o Sindicato Independente dos Médicos estará sempre disponível para o diálogo e para tentar encontrar as melhores soluções.

DE-SNS sai após relatório exigido pela ministra

Fernando Araújo anunciou hoje a demissão da Direção Executiva do SNS e, em comunicado de imprensa, esclareceu que irá ainda assim apresentar o relatório solicitado pela ministra da Saúde, do qual teve conhecimento “por email, na mesma altura que foi divulgado na comunicação social”.

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a Direção Executiva do SNS.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights