Faculdade recebe iniciativa para debater Espaço Europeu de Dados de Saúde

4 de Julho 2022

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto irá receber, no próximo dia 8 de julho, o evento “Espaço Europeu de Dados de Saúde: Acesso, Economia e Partilha”. A iniciativa irá decorrer ao longo de todo o dia, no Auditório do Centro de Investigação Médica desta Faculdade (CIM-FMUP).

Dezenas de participantes, incluindo administradores hospitalares, irão discutir a proposta da Comissão Europeia sobre o Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS), nomeadamente no que se refere ao acesso e partilha. O objetivo passa também por criar um documento conjunto para apresentar à Comissão Europeia.

“Esta é uma oportunidade única para deixar um contributo neste tema crítico para a saúde digital e as políticas de saúde europeias de saúde nos próximos anos”, afirma Ricardo Cruz Correia, professor da FMUP que faz parte da organização do evento.

A sessão de abertura está prevista para as 10h00 e irá contar com intervenções do diretor da FMUP, Altamiro da Costa Pereira, do presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), Fernando Araújo, do secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, da presidente da Entidade Reguladora da Saúde, Sofia Nogueira da Silva, e da deputada europeia Maria Manuel Leitão Marques.

De acordo com o programa, a proposta da Comissão Europeia sobre o EEDS será apresentada pelas 10h30, seguindo-se uma mesa redonda com a participação de responsáveis de diferentes entidades e moderação de Paulo Nunes de Abreu, da Digital Health Portugal.

A partir das 11h45, serão discutidos os desafios e barreiras à implementação do Espaço Europeu de Dados de Saúde, particularmente do ponto de vista dos responsáveis dos hospitais portugueses. Filipa Fixe, administradora executiva da Glintt, será a moderadora desta sessão.

Os trabalhos prosseguirão à tarde, com debates “breakout rooms”, dos quais deverão sair contributos para o documento final a apresentar à Comissão Europeia.

As inscrições para participar neste evento devem ser realizadas aqui.

FMUP/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights