Faculdade recebe iniciativa para debater Espaço Europeu de Dados de Saúde

4 de Julho 2022

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto irá receber, no próximo dia 8 de julho, o evento “Espaço Europeu de Dados de Saúde: Acesso, Economia e Partilha”. A iniciativa irá decorrer ao longo de todo o dia, no Auditório do Centro de Investigação Médica desta Faculdade (CIM-FMUP).

Dezenas de participantes, incluindo administradores hospitalares, irão discutir a proposta da Comissão Europeia sobre o Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS), nomeadamente no que se refere ao acesso e partilha. O objetivo passa também por criar um documento conjunto para apresentar à Comissão Europeia.

“Esta é uma oportunidade única para deixar um contributo neste tema crítico para a saúde digital e as políticas de saúde europeias de saúde nos próximos anos”, afirma Ricardo Cruz Correia, professor da FMUP que faz parte da organização do evento.

A sessão de abertura está prevista para as 10h00 e irá contar com intervenções do diretor da FMUP, Altamiro da Costa Pereira, do presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), Fernando Araújo, do secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, da presidente da Entidade Reguladora da Saúde, Sofia Nogueira da Silva, e da deputada europeia Maria Manuel Leitão Marques.

De acordo com o programa, a proposta da Comissão Europeia sobre o EEDS será apresentada pelas 10h30, seguindo-se uma mesa redonda com a participação de responsáveis de diferentes entidades e moderação de Paulo Nunes de Abreu, da Digital Health Portugal.

A partir das 11h45, serão discutidos os desafios e barreiras à implementação do Espaço Europeu de Dados de Saúde, particularmente do ponto de vista dos responsáveis dos hospitais portugueses. Filipa Fixe, administradora executiva da Glintt, será a moderadora desta sessão.

Os trabalhos prosseguirão à tarde, com debates “breakout rooms”, dos quais deverão sair contributos para o documento final a apresentar à Comissão Europeia.

As inscrições para participar neste evento devem ser realizadas aqui.

FMUP/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

Estudantes veem curso de Medicina na UTAD como alívio para escolas sobrelotadas

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina considerou hoje que a abertura do curso de Medicina na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro representa uma oportunidade para aliviar a sobrelotação nas restantes escolas médicas. O presidente da ANEM, Paulo Simões Peres, sugeriu que a nova oferta poderá permitir uma redução de vagas noutros estabelecimentos, transferindo-as para Vila Real, após a acreditação condicional do mestrado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Curso de Medicina da UTAD recebe luz verde condicional

A A3ES aprovou o mestrado em Medicina na UTAD, uma resposta à saturação das escolas médicas. A ANEM vê a medida com esperança, mas exige garantias de qualidade e investimento na formação prática.

Gouveia e Melo repudia uso político da crise na saúde

O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo criticou a tentativa de capitalizar politicamente os problemas na saúde, defendendo que o Presidente não deve interferir na governação. Falou durante uma ação de campanha em Viseu

Ventura convoca rivais para debate presidencial sobre saúde

O candidato André Ventura desafiou Gouveia e Melo, Marques Mendes e António José Seguro para um debate sobre saúde, em qualquer formato. Defende um novo modelo para o setor, criticando os consensos anteriores por apenas “despejar dinheiro” sem resolver problemas

São José consolida liderança na cirurgia robótica

A Unidade Local de Saúde São José realizou mais de 2800 intervenções com robôs cirúrgicos desde 2019. O volume anual quintuplicou, afirmando-se como referência nacional na tecnologia

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights