Duas praias da Marinha Grande com postos de primeiros socorros esta época balnear

6 de Julho 2022

As praias de São Pedro de Moel e de Vieira de Leiria, no concelho da Marinha Grande, têm esta época balnear, pela primeira vez, postos de primeiros socorros, disse hoje à agência Lusa a vereadora Ana Laura Baridó.

“Esta iniciativa enquadra-se na estratégia de saúde do Município, que tem como principal objetivo a prevenção da doença e a promoção da saúde”, declarou à agência Lusa a vereadora, destacando que “são duas praias que têm uma afluência muito grande de veraneantes nesta altura”.

A responsável realçou ainda a importância de “proteger as pessoas, não só daquilo que são os acidentes relacionados com a praia”, mas também relacionados com o facto de estarem naquelas localidades a desenvolver outras atividades.

Os dois postos de primeiros socorros estão a funcionar desde terça-feira e vão estar abertos até 11 de setembro, todos os dias, incluindo feriados e fins de semana, das 10:00 às 20:00, com um socorrista e um enfermeiro, munidos de material e equipamento, incluindo desfibrilhadores automáticos externos.

Admitindo que esta é uma iniciativa para repetir nas próximas épocas balneares, Ana Laura Baridó destacou: “A ideia é continuar com esta iniciativa que me parece, do ponto de vista da saúde não só dos munícipes, mas das pessoas que visitam as praias, em termos de segurança e de qualidade de atendimento, um fator extremamente importante”.

“Com a atribuição da Bandeira Azul – Vieira, infelizmente, não teve, mas o que esperamos é que no próximo ano consigamos que venha a ter – essa também é uma condição presente até na legislação”, adiantou.

Para a vereadora, faz todo o sentido a criação dos postos de primeiros socorros, para “atender às necessidades de saúde da população nesta época” e cumprir o que “está previsto, que é as praias que têm Bandeira Azul estarem dotadas deste meio”.

Com a instalação dos postos de primeiros socorros vai ainda ser possível ter dados sobre os acidentes que ocorrem nas praias, para que a intervenção tenha mais em conta “os valores reais da problemática”, referiu.

“Este é um aspeto muito importante em termos de planeamento e de estratégia”, acrescentou Ana Laura Baridó.

Nas zonas balneares, a Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias fluviais e costeiras que se candidatem ao galardão e que cumpram um conjunto de critérios na informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e equipamentos, e segurança e serviços.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights