Cinco feridos na primeira corrida de touros em Pamplona

7 de Julho 2022

A primeira corrida de touros em três anos do San Fermin, um dos festivais mais famosos de Espanha, regressou esta quinta-feira a Pamplona e cinco pessoas já foram hospitalizadas após terem sido atropeladas por bovinos de meia tonelada.

Várias pessoas foram pisadas e derrubadas às 08:00 (09:00 em Lisboa) nas ruas calcetadas da cidade medieval no norte de Espanha, durante o primeiro “encierro” ou corrida de touros, em que se tenta correr o mais próximo possível de seis touros bravos.

Entre os hospitalizados, uma pessoa foi tratada por um ferimento na perna, outra a um golpe na cabeça devido a queda e um adolescente magoou o braço, indicou um porta-voz da Cruz Vermelha.

Os touros do ganadeiro Núñez del Cuvillo, que percorreram 850 metros até à arena em dois minutos e 35 segundos, serão mortos hoje à tarde, na primeira tourada do festival.

Visitantes de todo o mundo vêm a Pamplona, com 200 mil habitantes, para testar a sua coragem e aproveitar as festividades que acontecem de dia e de noite, incluindo procissões religiosas e concertos.

O festival, que ficou mundialmente conhecido a partir de 1926 com o romance “O Sol também nasce”, de Ernest Hemingway, não se realizava desde julho de 2019, tendo sido cancelado nos dois anos seguintes devido à pandemia de Covid-19.

Antes da crise sanitária, a única vez que o festival tinha sido cancelado foi durante a guerra civil espanhola (1936 -1939).

Desde 1910, 16 pessoas morreram durante a corrida de touros, a última das quais em 2009.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Internamento do Hospital de Amarante terá 150 novas camas

O internamento do Hospital de São Gonçalo, em Amarante, vai ter mais 150 camas, alargamento incluído numa obra que deverá começar no próximo ano e custará 14 milhões de euros, descreveu hoje fonte da ULS Tâmega e Sousa.

Combinação de fármacos mostra potencial para melhorar tratamento do cancro colorretal

Estudo pré-clínico liderado pela Universidade de Barcelona descobriu um mecanismo metabólico que explica a resistência das células de cancro colorretal ao fármaco palbociclib. A investigação demonstra que a combinação deste medicamento com a telaglenastat bloqueia essa adaptação das células, resultando num efeito sinérgico que reduz significativamente a proliferação tumoral, abrindo caminho para futuros ensaios clínicos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights