Cinco feridos na primeira corrida de touros em Pamplona

7 de Julho 2022

A primeira corrida de touros em três anos do San Fermin, um dos festivais mais famosos de Espanha, regressou esta quinta-feira a Pamplona e cinco pessoas já foram hospitalizadas após terem sido atropeladas por bovinos de meia tonelada.

Várias pessoas foram pisadas e derrubadas às 08:00 (09:00 em Lisboa) nas ruas calcetadas da cidade medieval no norte de Espanha, durante o primeiro “encierro” ou corrida de touros, em que se tenta correr o mais próximo possível de seis touros bravos.

Entre os hospitalizados, uma pessoa foi tratada por um ferimento na perna, outra a um golpe na cabeça devido a queda e um adolescente magoou o braço, indicou um porta-voz da Cruz Vermelha.

Os touros do ganadeiro Núñez del Cuvillo, que percorreram 850 metros até à arena em dois minutos e 35 segundos, serão mortos hoje à tarde, na primeira tourada do festival.

Visitantes de todo o mundo vêm a Pamplona, com 200 mil habitantes, para testar a sua coragem e aproveitar as festividades que acontecem de dia e de noite, incluindo procissões religiosas e concertos.

O festival, que ficou mundialmente conhecido a partir de 1926 com o romance “O Sol também nasce”, de Ernest Hemingway, não se realizava desde julho de 2019, tendo sido cancelado nos dois anos seguintes devido à pandemia de Covid-19.

Antes da crise sanitária, a única vez que o festival tinha sido cancelado foi durante a guerra civil espanhola (1936 -1939).

Desde 1910, 16 pessoas morreram durante a corrida de touros, a última das quais em 2009.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a Direção Executiva do SNS.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights