Governo aprovou novo Estatuto para o Serviço Nacional de Saúde

7 de Julho 2022

A ministra da Saúde anunciou hoje a aprovação, em Conselho de Ministros, do novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para responder às “escolhas políticas” que constam da Lei de Bases da Saúde aprovada em 2019.

“Hoje é um dia importante para o SNS e, sobretudo, para o seu desenho no futuro”, adiantou Marta Temido, numa sessão de apresentação do novo estatuto e dos investimentos do Plano de Recuperação e Resiliência para o setor, na sede do Infarmed, em Lisboa.

A ministra recordou que, em 2019, foi aprovada uma nova Lei de Bases da Saúde, que incorpora um conjunto de prioridades e de “escolhas políticas” relacionadas com as taxas moderadoras, com a dedicação plena, a prioridade à gestão pública e o relacionamento entre os setores público e privado.

O atual estatuto do SNS, em vigor desde 1993, “não respondia a essa nova Lei de Bases da Saúde”, adiantou a governante, ao avançar que a versão hoje aprovada recebeu, na fase de consulta pública, mais de 150 contributos “que foram incorporados”.

O estatuto de 1993 “não corresponde já às necessidades” de organização dos serviços públicos de saúde, porque passaram 30 anos desde a sua aprovação, período em que muita coisa mudou na prestação de cuidados, disse Marta Temido.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Comunicar sem Voz: Uma Resposta Digital ao Silêncio Clínico

A Unidade Local de Saúde de Braga implementou o projeto ‘Comunicar sem Voz’, utilizando a aplicação MagicContact em tablets. A ferramenta permite a doentes submetidos a cirurgias como laringectomias expressarem necessidades e emoções, mitigando a ansiedade e promovendo o seu conforto durante o internamento.

Congresso online sobre saúde da grávida e do bebé regressa em novembro

A décima edição do Baby Health Summit, dedicada à saúde da grávida e do bebé, realiza-se a 22 de novembro, das 10h00 às 13h00, em formato digital e gratuito. Com o tema “O Meu Parto: informação é confiança”, o evento conta com especialistas de pediatria, enfermagem neonatal, direito e biotecnologia, além de interpretação em língua gestual portuguesa

GSK e ViiV Healthcare promovem encontro anual com associações de doentes

A 13.ª edição do Encontro Anual GSK/ViiV Healthcare com Associações de Pessoas com Doença realiza-se a 21 de novembro, no Auditório GSK em Miraflores. O evento, que também será transmitido online, junta especialistas, representantes de doentes e responsáveis políticos para debater temas como equidade no acesso aos cuidados de saúde, segurança no fornecimento de medicamentos e sustentabilidade dos sistemas de saúde. A iniciativa visa capacitar as associações de doentes e fomentar soluções colaborativas num contexto de transformação global.

Spin-off da Universidade do Porto revoluciona treino clínico com IA

A Medtiles é uma spin-off da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) que desenvolveu uma plataforma de simulações clínicas inteligentes, chamada Medtiles Tutor, para treinar profissionais de saúde em decisões clínicas críticas, com foco especial no tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC). 

Mais de 80 mil novos casos de diabetes registados em 2024

Portugal registou em 2024 quase 81 mil novos casos de diabetes, elevando para mais de 936 mil as pessoas registadas nos centros de saúde com o diagnóstico da doença, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Apenas 47% dos portugueses sabem onde recorrer em caso de necessidade médica, revela inquérito

Um inquérito nacional divulgado pela Convenção Nacional da Saúde revela que a maioria dos portugueses não sabe exatamente onde recorrer em caso de necessidade médica, evidenciando dificuldades no acesso e na navegação pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS). Apenas 47% dos inquiridos afirmam saber para onde se dirigir em situações médicas urgentes, enquanto metade dos participantes refere enfrentar problemas ao tentar obter respostas ao contactar o SNS.

Dupla cobertura de saúde em Portugal triplica média europeia

Um terço da população portuguesa (35,4%) dispõe de dupla cobertura de saúde, ou seja, acede simultaneamente ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a um seguro ou subsistema privado, segundo dados do Relatório de Avaliação de Desempenho e Impacto do Sistema de Saúde (RADIS) divulgado pela Convenção Nacional da Saúde (CNS).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights