Coimbra e Amadora ultrapassam limites de ozono que podem causar problemas de saúde

9 de Julho 2022

Os limites de concentração de ozono no ar foram hoje ultrapassados nos concelhos de Coimbra e da Amadora, afetando a qualidade do ar nestes locais, com potenciais efeitos na saúde da população, anunciaram as respetivas comissões de coordenação regional.

As entidades regionais alertaram posteriormente para a ultrapassagem dos limites de ozono nos concelhos de Ílhavo e de Aveiro, no centro do país, e em Almada e Vila Franca de Xira, na região de Lisboa.

Num comunicado, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro informou que na estação do Instituto Geofísico do concelho de Coimbra foi registada hoje, entre as 13:00 e as 14:00, uma concentração média horária de 188 microgramas por metro cúbico (µg/m³) de ozono no ar, que aumentou para 240 microgramas entre as 14:00 e as 15:00, afetando quem se encontra nas freguesias de Almedina, Santa Cruz, São Bartolomeu, Sé Nova, Eiras, Santa Clara, Santo António dos Olivais e São Martinho do Bispo.

A CCDR do Centro alertou também para os valores registados na estação de Ílhavo (Aveiro), entre as 14:00 e as 15:00, para 181 microgramas por metro cúbico – um valor que obriga ao aviso à população sobre concentração de ozono no ar -, que afetou no concelho de Ílhavo as freguesias Aradas, Esgueira, Glória, Santa Joana e São Bernardo, além de freguesias do concelho de Aveiro, nomeadamente as de Gafanha da Encarnação, Gafanha da Nazaré, Gafanha do Carmo e São Salvador (as restantes freguesias do Concelho de Aveiro pertencem à Zona Litoral Noroeste do Baixo Vouga).

Pelo seu lado, a CCDR de Lisboa e Vale do Tejo informou que na estação da Reboleira, no concelho da Amadora, os limites de concentração de ozono no ar foram ultrapassados entre as 13:00 e as 14:00, para 187 microgramas por metro cúbico.

A CCDR-LVT acrescentou posteriormente que também foram ultrapassados os limites, entre as 14:00 e as 15:00, nos concelhos de Almada, na estação do Laranjeiro (191 µg/m³), e de Vila Franca de Xira, em Alverca (194 µg/m³).

O valor de concentração de ozono definido como limiar de informação para este poluente, que causa potencialmente problemas de saúde, é de 180 microgramas por metro cúbico.

A concentração excessiva de ozono afeta a qualidade do ar com efeitos sobretudo em grupos da população mais sensíveis, tais como crianças, idosos, asmáticos e pessoas com outras doenças respiratórias ou cardíacas.

Os sintomas da exposição a este poluente “afeta, essencialmente, as mucosas oculares e respiratórias, podendo o seu efeito manifestar-se através de sintomas como tosse, dores de cabeça, dores no peito, falta de ar e irritações nos olhos”, salienta a CCDR-LVT, alertando ainda que, enquanto esta situação se mantiver, é recomendável que estes grupos da população que se encontrem nos locais afetados “reduzam ao mínimo a atividade física intensa ao ar livre e evitem a permanência no exterior”.

A CCDR do Centro acrescenta que devem ser evitados fatores de risco, tais como fumar e utilizar ou contactar com produtos irritantes, como os que contém solventes (ex. gasolina, tintas e vernizes), que devem ser respeitados os tratamentos médicos em curso e recorrer a cuidados médicos, em caso de agravamento de eventuais sintomas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Menezes exige esclarecimentos à ministra da Saúde sobre futuro da ULS Gaia/Espinho

O presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, desafiou a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, a esclarecer os planos para a ULS Gaia/Espinho, manifestando oposição a eventuais medidas de desvalorização da oferta de saúde. Em publicação nas redes sociais, o autarca alertou para a necessidade de tranquilizar autarcas, profissionais e cidadãos, sublinhando a importância de valorizar o maior centro hospitalar a sul do Porto.

Médicos aderem à greve geral em defesa do SNS e contra pacote laboral

Os médicos representados pela Fnam vão parar a 11 de dezembro, juntando-se à greve geral convocada contra as medidas do Governo. A decisão, tomada por unanimidade no congresso da federação, enquadra-se numa luta mais ampla por melhores salários e condições, bem como na defesa intransigente de um SNS público. A presidente da organização criticou veementemente a visão da ministra da Saúde

Diabetes: O Peso Silencioso na Mente

Mais de metade das pessoas com diabetes em Portugal sente que a doença afeta significativamente o seu bem-estar emocional. Um estudo revela um impacto mental profundo, com dois terços dos inquiridos a reportarem ansiedade. O sentimento de isolamento e a discriminação são realidades para muitos, agravando um quotidiano já de si complexo

Depressão Precoce e Risco de Suicídio: Estudo Revela Marcadores Genéticos Distintos

Um estudo internacional publicado na Nature Genetics identificou diferenças genéticas significativas entre a depressão de início precoce e a tardia. A investigação, que analisou dados de mais de meio milhão de pessoas, conclui que a forma da doença que surge antes dos 25 anos tem uma carga hereditária mais forte e está associada a um risco consideravelmente elevado de tentativas de suicídio, abrindo caminho a abordagens de medicina personalizada

PS de Gaia acusa Ministério da Saúde de desinvestir em pediatria local

A secção do PS em Vila Nova de Gaia acusou esta sexta-feira o Governo de planear a desclassificação da pediatria e da cirurgia pediátrica na ULS local. Os socialistas consideram a intenção inaceitável, alertando que obrigará milhares de utentes a deslocações ao Porto, com custos acrescidos e perda de qualidade no atendimento, saturando outros hospitais

Novo método permite localizar microplásticos em tecido humano sem o destruir

Investigadores da Universidade Médica de Viena desenvolveram um novo método que localiza microplásticos no interior de tecidos humanos sem os destruir. A técnica OPTIR identifica quimicamente partículas e preserva a estrutura do tecido, permitindo correlacionar a sua presença com alterações patológicas. O avanço técnico, já testado em amostras de cólon humano, pode impulsionar a investigação sobre os efeitos dos plásticos na saúde

Agricultor belga transforma adversidade em sorrisos com quinta multifuncional

Dois acidentes graves forçaram Marc De Boey e a mulher a repensar a sua quinta pecuária na Bélgica. Com assessoria especializada, converteram o negócio num caso de sucesso: uma exploração multifuncional com produção própria de gelados, visitas e uma cooperativa que junta onze produtores locais, demonstrando a viabilidade de novos modelos rurais

Proteína Vegetal nas Escolas Pode Reduzir Impacto Ambiental em 50%

Um estudo liderado pela Universitat Oberta de Catalunya, em colaboração com o ISGlobal e a ASPCAT, concluiu que as sucessivas atualizações das diretrizes para ementas escolares na Catalunha diminuíram o impacto ambiental das refeições em 40% desde 2005. A substituição de proteína animal por leguminosas e cereais diversificados pode levar a uma redução de até 50%, sem comprometer o valor nutricional

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights