Cabo Verde reduz para mais de metade casos ativos em uma semana

12 de Julho 2022

Os casos ativos de Covid-19 em Cabo Verde voltaram a cair pela segunda semana consecutiva, agora para mais de metade, passando de 926 para 452, num período em que o país registou mais três óbitos provocados pela doença.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje pelo Ministério da Saúde, nas últimas 24 horas, de um total de 401 amostras analisadas, foram detetados mais 46 novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2, numa taxa de positividade de 11,5% e mais 129 pessoas foram dadas como recuperadas.

Desde o início da pandemia, o arquipélago registou um total de 61.669 casos positivos acumulados, dos quais 60.753 recuperados e há 452 casos ativos.

Na última semana, o país registou mais três óbitos por complicações associadas à Covid-19, elevando para um total 409 mortes desde o início da pandemia.

De acordo com o Ministério da Saúde, neste momento estão 11 pessoas internadas nos hospitais de Cabo Verde devido à covid-19, das quais uma (9%) em estado grave, numa taxa de internamento de 12,1%.

Na análise dos últimos 14 dias, de 27 de junho a 10 de julho, as autoridades cabo-verdianas referiram que foram analisadas um total de 8.955 amostras (média de 640 dia) e identificaram 2.066 casos novos.

Nessa altura, a taxa de incidência acumulada a nível nacional foi de 363 casos por 100 mil habitantes, a taxa de transmissibilidade (Rt) de 0,58 e a taxa de positividade foi, em média, 23,1%.

Em relação à vacinação, até 03 de julho, Cabo Verde tinha utilizado 744.351 (71,1%) doses de vacinas, sendo que 320.004 (98,2%) de adultos já tomaram a 1.ª dose, 278.341 (85,4%) já foram completamente vacinados e um total de 96.436 (29,6%) já tomaram a dose de reforço.

Quanto aos adolescentes dos 12 aos 17 anos, 46.606 (86,7%) já tomaram a 1.ª dose e 38.967 (72,5%) já estão completamente vacinados, completou a mesma fonte.

Na quinta-feira, o Governo cabo-verdiano prorrogou por mais três meses a situação de alerta em todo o país, após avaliação à situação epidemiológica que “confirma um aumento do número de casos ativos” de Covid-19 no arquipélago.

O país voltou em 06 de março à situação de alerta, o menos grave de três níveis, mantendo atualmente um nível “mínimo” de restrições devido à pandemia de Covid-19, deixando de ser obrigatório a utilização de máscara na via pública e, já no final de abril, também em espaços fechados.

Em meados de junho, o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, descartou o regresso às medidas restritivas, como ao uso de máscara obrigatório em espaços fechados, devido ao aumento de casos de Covid-19, mas recomendou a autoproteção.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights