Festival Super Rock pode vir a ser cancelado devido ao risco elevado de incêndio

12 de Julho 2022

A organização do Festival Super Rock, que se realiza de quinta-feira a sábado, na Herdade da Cabeça da Flauta, no concelho de Sesimbra, está articulada com a Proteção Civil, no atual quadro de “estado de contingência”.

“Estamos a tomar medidas de mitigação exigidas pela proteção civil de Sesimbra”, disse à agência Lusa o promotor Luís Montez, da Música no Coração, que organiza o festival Super Bock Super Rock (SBSR).

“Está tudo articulado com a proteção civil, bombeiros e segurança privada. Vai haver reforço de bombeiros e segurança para vigiar o campismo”, garantiu, além de “duas viaturas de intervenção rápida” aí estacionadas.

Portugal continental entrou ontem em estado de contingência, devido às previsões meteorológicas que apontam para temperaturas muito elevadas nos próximos dias, com o esperado agravamento de risco de incêndios florestais.

A declaração do estado de contingência deve terminar às 23:59 de sexta-feira, mas o Ministério da Administração Interna (MAI) admitiu que poderá “ser prolongada caso seja necessário”. Esta declaração proíbe o acesso, circulação e permanência nos espaços florestais, assim como a realização de trabalhos, nessas áreas.

O primeiro-ministro, António Costa, disse ontem, em Viseu, que o Governo está a dialogar com organizadores de grandes eventos para que possa haver uma “relocalização ou uma reformatação” de modo a que não se desenvolvam em áreas florestais e que cumpram a lei.

Questionado sobre eventos como os festivais de verão, o chefe do executivo disse que “o ministro da Administração Interna está em contacto com os organizadores (…) para assegurar que a parte desses eventos que ocorre em zona florestal” seja mudada para outro local.

“Obviamente, não é possível, nestas condições climáticas, abrir qualquer tipo de exceção”, frisou.

António Costa lembrou que “há uma proibição geral de qualquer atividade desenvolvida nas áreas florestais”, devido ao risco de incêndio, e “é necessário reajustar os eventos a esta nova realidade”.

O Festival SBSR realiza-se num espaço arborizado, na Herdade do Cabeço da Flauta, num terreno entre a lagoa de Albufeira e a praia do Meco, no concelho de Sesimbra.

O promotor Luiz Montez disse ainda à agência Lusa que vai haver “duas viaturas de intervenção rápida estacionadas no campismo”.

“Revista rigorosa à entrada. Completamente proibido cozinhar. A zona de restauração no recinto abre ao meio-dia para quem não for para a praia”, acrescentou Luís Montez.

O responsável afirmou que haverá “um posto de comando da GNR e da Proteção civil permanentes” no recinto.

Outra medida preventiva anunciada pelo promotor é a ”recolha de lixo de meia em meia hora, assegurada pela Amarsul”, empresa vocacionada para a gestão dos resíduos sólidos urbanos dos municípios da Península de Setúbal.

A 26.ª edição do SBSR está marcada de quinta-feira a sábado, com uma festa de antecipação na quarta-feira para os que tiverem o passe de três dias.

Além da área para os concertos, onde foram colocados quatro palcos, o recinto acolhe também uma zona de campismo para os espectadores e cujo acesso é permitido a partir de quarta-feira, véspera de começo do festival.

Do cartaz desta edição fazem parte nomes como A$AP Rocky, C. Tangana, Foals, DaBaby, Metronomy, Jamie XX, Hot Chip, Capitão Fausto, Capicua, David & Miguel e Conjunto Cuca Monga.

A última vez que o SBSR aconteceu foi em 2019, também naquele recinto, tendo tido duas edições adiadas – em 2020 e 2021 – por causa da pandemia da covid-19.

O SBSR é uma iniciativa da promotora Música no Coração, do empresário Luís Montez.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

BIAL reforça Conselho de Administração

A BIAL anunciou a nomeação de Pierluigi Antonelli, atual membro do Conselho de Administração da Fresenius e Chairman e CEO da Fresenius Kabi, como membro não executivo do seu Conselho de Administração. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela biofarmacêutica. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights