Projeto de vigilância da infeção pelo Vírus Sincicial Respiratório assinala um ano de atividade

12 de Julho 2022

A rede VigiRSV criada pela Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) assinala esta terça-feira um ano de atividade. A iniciativa já presente em 17 hospitais a nível nacional e da qual resultaram inúmeras apresentações à comunidade médica sobre o impacto do Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

O projeto surgiu com o objetivo de sensibilizar a população, em especial a comunidade médica, para o impacto do VSR, já que é responsável por cerca de 60% a 80% dos casos de bronquiolite e 40% de pneumonias em idade pediátrica. De acordo com os especialistas, o VSR é das principais causas de hospitalização no primeiro ano de vida.

De acordo com a SPP e o INSA, a iniciativa “tem apresentado um crescimento constante e sustentado, sendo o seu objetivo continuar a expandir-se a nível nacional e, assim, permitir a recolha de dados fidedignos sobre a epidemiologia e o impacto da infeção por este vírus, estando também a ser considerado o seu alargamento a outros grupos etários de modo a ter uma caraterização mais completa da infeção na população portuguesa”.

“Ao longo deste ano foi possível verificar uma grande adesão a esta rede, que se comprova com a sua expansão no que ao número que hospitais diz respeito. Estamos muito orgulhosos por fazer parte deste projeto pioneiro e inovador no nosso país.” Afirma Inês Azevedo, presidente da SPP.

Já Ana Paula Rodrigues, médica de Saúde Pública do Departamento de Epidemiologia do INSA, considera que “esta rede permite a obtenção de dados concretos para uma real caracterização da patologia e do seu impacto na população, permitindo o desenvolvimento de estratégias concretas de abordagem ao VSR e mitigando o seu impacto e a sua incidência. Na componente laboratorial é de salientar que permite complementar o diagnóstico laboratorial com a caraterização genética dos vírus detetados em cada inverno e a integração desta informação com os dados epidemiológicos.”.

Na Europa, a maioria dos países apresenta um registo de casos de VSR associado a uma rede de vigilância já existente, como a da gripe. No entanto, são poucos os países que têm uma rede de vigilância específica e exclusiva para este vírus, caso do Reino Unido e França, podendo Portugal estar entre os pioneiros neste campo.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights