Marta Canas Marques Otorrinolaringologia do Hospital Cruz Vermelha

“Respirar mal, não é normal!”

07/12/2022

Obstrução nasal

A obstrução nasal é um dos motivos de consulta mais frequentes tanto de medicina geral e familiar como das especialidades e tem um impacto significativo na qualidade de vida das pessoas. É frequentemente o sintoma predominante de doenças do trato respiratório superior, como a rinite alérgica, a rinosinusite, a polipose nasal e a rinite não alérgica. Adicionalmente, a congestão nasal também surge associada a outras doenças respiratórias como a asma e pode contribuir para a instalação ou agravamento de roncopatia ou mesmo de apneia obstrutiva do sono.

Como funciona o nariz?

O nariz contribui para cerca de 50% da resistência total das vias respiratórias, tendo como função a humidificação, o aquecimento e a purificação do ar inspirado. É a via respiratória preferencial tanto na vigília como no sono, onde assume uma importância acrescida. A resistência nasal pode ser influenciada por uma variedade de fatores como o exercício físico, a posição corporal, o sono, emoções, inflamação, alterações hormonais, etc.

O que é a obstrução nasal?

A obstrução nasal pode ser definida como a sensação de dificuldade em respirar pelo nariz referida pelo paciente. Por vezes também é descrita como uma sensação de «bloqueio», «preenchimento», «entupimento», «congestão», «nariz cheio», entre outras.

Estas sensações, habitualmente derivam de uma diminuição do espaço determinado à passagem do ar nas cavidades nasais (aumento da resistência ao fluxo de ar) e/ou por uma diminuição da sensibilidade à passagem do ar e que podem ser causadas por variadas patologias.

Quais são as causas de obstrução nasal?

A principal causa de obstrução nasal no adulto, é a rinite crónica causando hipertrofia dos cornetos inferiores. Na criança, a hipertrofia dos adenóides é a causa principal da obstrução nasal causando a respiração pela boca e o ressonar. Os desvios do septo nasal, extremamente frequentes, podem ser o motivo de obstrução nasal que flutua de uma narina para a outra, ou podem causar uma obstrução fixa de uma das cavidades nasais. Outras deformidades do nariz, podem aumentar a resistência à passagem do ar e necessitarem de abordagem cirúrgica através de uma rinoplastia, neste caso por motivos funcionais. A sinusite crónica associada ou não a pólipos nasais é uma doença extremamente prevalente que cursa com sensação de obstrução nasal. O seu tratamento pode implicar uma cirurgia por via endoscópica.

Como é feito o diagnóstico da obstrução nasal?

Não existindo atualmente um método objetivo de eleição, o diagnóstico atual da obstrução nasal baseia-se maioritariamente em elementos subjetivos.

iplas causas de obstrução nasal e que, estas frequentemente estão associadas, é essencial ter em consideração os sintomas relatados pelo paciente, os elementos do exame objetivo (que pode incluir a realização de uma observação das cavidades nasais com um endoscópio – endoscopia sinusal, rinoscopia posterior ou nasofibroscopia) e dos exames auxiliares de diagnóstico como a TAC das fossas nasais de modo a obter-se um diagnóstico mais preciso.

Quais são as opções cirúrgicas no tratamento da obstrução nasal?

A seleção do adequado tratamento cirúrgico da obstrução nasal requer o conhecimento da anatomia e fisiologia nasais e um diagnóstico preciso das suas causas. O tratamento cirúrgico implica a correção ou modificação de alterações anatómicas como o desvio do septo nasal, a hipertrofia dos cornetos ou a hipertrofia dos adenoides; polipose nasosinusal, entre outras. Frequentemente é necessária a combinação de diferentes procedimentos, que deve ser cuidadosamente calculada de modo a otimizar a anatomia sem prejudicar a fisiologia nasal.

Dos procedimentos mais frequentemente realizados na cirurgia da obstrução nasal no adulto destacam-se a septoplastia, a rinoplastia, a redução dos cornetos (turbinectomia parcial, eletrocauterização, radiofrequência, turbinoplastia) e a cirurgia endoscópica nasosinusal.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights