USF-AN contra integração de médicos sem a especialidade de Medicina Geral e Familiar nos CSP

15 de Julho 2022

A Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN) manifestou-se esta quinta-feira contra a incorporação de médicos sem a especialidade de Medicina Geral e Familiar (MGF) nos Cuidados de Saúde Primários. 

De acordo com a associação, a nova lei que abre a porta a que médicos indiferenciados ou sem a especialidade de MGF possam ter a seu cargo uma lista de 1900 pessoas nos centros de saúde é apontado como um “rude golpe” para os médicos de família já formados.

A USF-AN critica que esteja prevista ainda “uma remuneração superior em 30% à de um médico interno a fazer a especialidade de MGF”.

Na nota enviada às redações, a associação refere que a medida pode “deitar por terra tudo o que está a ser feito para que todos os residentes em Portugal possam ter uma equipa de saúde família”, alertando que a incorporação de médicos sem a especialidade traduz-se numa “falsa solução que vai apenas agravar o problema no futuro”.

A USF-AN adverte ainda que desincentivar a especialização irá ter custos indiretos para o utente e para o sistema, “porque um médico sem a especialidade de MGF cometerá mais erros e será menos eficiente na prescrição de medicamentos ou meios complementares de diagnóstico e na referenciação para os cuidados hospitalares ou serviço de urgência”.

Entre as soluções para a falta de médicos de família são propostas medidas como: o fim  das quotas para constituição das USF A e B; a colocação dos profissionais onde são necessários; a adaptação do trabalho de cada profissional, libertando tempo para os médicos especialistas em MGF; melhorar as condições de trabalho e otimizar a Saúde Digital.

A USF-AN pede, assim, a revogação do ponto 9 do artigo 206º da Lei 12/2022 de 27 junho.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights