Diabéticos têm maior probabilidade de apanhar constipações ou gripes? É falso

17 de Julho 2022

Existem muitas dúvidas sobre as doenças crónicas e, no caso da diabetes, há uma questão que se tem vindo a repetir: os diabéticos têm maior probabilidade de contrair o vírus da gripe ou de apanhar uma constipação?

Na verdade, não existe uma maior probabilidade, mas estes doentes crónicos integram o grupo de “maior risco clínico” para a toma da vacina da gripe, estipulado pela Direção-Geral da Saúde.

A Associação Americana de Diabetes esclarece que há duas razões que justificam a recomendação para os doentes tomarem a vacina da gripe. Primeiro, “qualquer doença pode tornar a diabetes mais difícil de controlar” e, segundo, as “pessoas com diabetes que apanhem gripe têm maior probabilidade de desenvolver complicações sérias”.

Também o Centro norte-americano para Controlo e Prevenção da Doença (CDC, na sigla inglesa) sublinha que a gripe poderá resultar na “hospitalização e às vezes até morte” dos doentes diabéticos. Além disso, a diabetes “pode fazer com que o sistema imunológico tenha menor capacidade para combater as infeções”.

Por essa razão, a vacinação contra a gripe é uma recomendação para doentes com diabetes. A inoculação irá proteger o paciente contra o vírus influenza e diminui a probabilidade de desenvolver doença grave, reduzindo assim o risco de internamento. Segundo o CDC, que cita um estudo, a vacinação reduz 79% a hospitalização de diabetes.

Caso o doente com diabetes apanhe gripe, deverá permanecer em casa, limitando o contacto com outras pessoas para evitar contágios. Além disso, deverá manter a sua medicação regular para a doença – seja insulina ou medicamentos orais – testar os níveis de glicose no sangue a cada quatro horas, beber líquidos sem calorias e tentar alimentar-se normalmente. É também importante controlar o peso todos os dias – uma vez que a perda de peso é sinal de níveis elevados de glucose no sangue – e medir a temperatura de manhã ou à noite para identificar possíveis sinais de infeção.

Assim, apesar de a diabetes não aumentar a probabilidade de o paciente apanhar constipações ou ser infetado pelo vírus da gripe, estas doenças podem ter manifestações mais graves entre os pacientes diabéticos.

Texto publicado ao abrigo da parceria entre a plataforma de Fact Checking Viral-Check e o Heathnews.pt

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights