Especialista alerta para a importância de colocar o doente no centro do sistema

17 de Julho 2022

Tito Fernandes, enfermeiro do família na USF Horizonte-ACES Matosinhos-ULSM, defendeu a importância de colocar os utentes no centro do sistema. A posição do especialista foi assumida no âmbito do webinar promovido este sábado pela Associação de Cuidados na Comunidade (AUCC).

Numa sessão online promovida pela AUCC, subordinada ao tema “Gestão e Administração de Serviços de Enfermagem”, o especialista em Enfermagem Comunitária começou por enumerar alguns dos desafios que o sistema de saúde tem vindo a enfrentar.

De acordo com o especialista, o envelhecimento da população e a exigência cada vez mais acentuada dos cidadãos, que “querem novas respostas públicas numa área fulcral” como a saúde, são principais reptos do sistema de saúde português.

Apesar de admitir que os últimos governos constitucionais e as autoridades de saúde têm vindo a reconhecer a importância da participação ativa dos cidadãos na promoção de melhores cuidados de saúde, a verdade é que “na prática isso nem sempre acontece”.

Tito Fernandes defende que o “doente constitui o centro do sistema de saúde”, devendo, por isso, ser reconhecido como “gestor, decisor, avaliador e agente de mudança”.

Na sua intervenção, o especialista cita as três fases da centralidade do cidadão defendidas pelo Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. De acordo com Pedro Lopes Ferreira, deve ser garantido a todos os doentes o acesso aos serviços de saúde; facilitada a utilização dos serviços e promovida a literacia em saúde.

“Esta centralidade que estamos a falar requer ainda a avaliação por parte do cidadão dos cuidados que lhe são prestados, até porque a satisfação dos utilizadores tem um impacto substancial na adesão à terapêutica e no recuperar das doenças”, frisa Tito Fernandes.

Segundo o enfermeiro de família é essencial que seja garantida “a monitorização sistemática da opinião dos utilizadores do SNS sobre a qualidade dos cuidados recebidos e do desempenho dos serviços de saúde”.

O especialista considera que a centralidade do doente deve fazer parte das políticas internacionais, nacionais, regionais e das próprias organizações de saúde.

Tito Fernandes conclui que apesar de existirem “experiências que se mostraram bem-sucedidas”, ainda há um “longo caminho a percorrer”.

HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights