Hospital São João do Porto premiado por estudo inovador na área da Covid-19

17 de Julho 2022

Uma médica interna do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) venceu o prémio de Melhor Comunicação Oral da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação (SPMFR). Em causa esteve um estudo inovador na área da Covid-19.

O estudo “PRINCOVID” resultou da colaboração entre os Serviços de Medicina Intensiva e de Medicina Física e de Reabilitação do CHUSJ e teve como principal objetivo identificar fatores de risco e desenvolver um modelo de predição de risco de lesões por pressão em doentes críticos com Covid-19.

De acordo com Ana Vaz, Médica Interna de Formação Específica do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do CHUSJ, avaliou fatores sociodemográficos, comorbilidades, características clínicas e parâmetros analíticos à admissão na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) como potenciais preditores de lesões por pressão.

“O sexo masculino, a hipertensão e os valores de hemogloblina e albumina à admissão na UCI revelaram-se fatores independentemente associados ao desenvolvimento de lesões por pressão”, revela a especialista.

A especialista destacou que estas variáveis apresentaram “um melhor poder preditivo de lesões por pressão”, comparativamente à Escala de Braden (standard na prática clínica)”.

O estudo incluiu mais de 200 doentes Covid-19 crítico.

Este prémio foi recebido no âmbito do 16º Congresso da International Society of Physical and Rehabilitation Medicine, que decorreu recentemente em Lisboa.

HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights