Realizada primeira teleconsulta em Balcão SNS 24 em Estabelecimento Prisional

17 de Julho 2022

A primeira teleconsulta em Balcão SNS 24 realizada num Estabelecimento Prisional aconteceu esta quinta-feira no Estabelecimento Prisional de Sintra.

A iniciativa, iniciada no final de 2020 para facilitar o acesso aos serviços digitis do SNS, chegou pela primeira vez a um estabelecimento prisional. A primeira teleconsulta em Balcão SNS 24 realizou-se no Estabelecimento Prisional de Sintra.

O momento foi testemunhado pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, pela  Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, e pelo Presidente do Conselho de Administração da SPMS, Luís Goes Pinheiro.

Lacerda Sales destacou que a iniciativa aproxima o cidadão recluso aos serviços de saúde, tendo Catarina Sarmento e Castro considerado o dia “histórico”.

Já Luís Goes Pinheiro salientou a importância da medida, uma vez que irá permitir o acesso da população reclusa a teleconsultas agendadas em qualquer unidade de saúde do Serviço Nacional de Saúde. No total, serão ativados 52 Balcões SNS – 24 em 44 estabelecimentos prisionais, 7 em centros educativos e 1 num hospital prisional.

Esta medida resulta de uma parceria entre o Ministério da Saúde, através da SPMS, e o Ministério da Justiça, através do da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, tendo como objetivo reforçar os direitos dos reclusos em matéria de saúde.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

DGS: Medidas preventivas para o tempo frio e seco em Portugal

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu um comunicado alertando para a continuação de tempo frio e seco em Portugal, especialmente nas regiões do interior, conforme as previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Esta situação deverá persistir pelo menos até ao final da semana.

Cientistas alertam para riscos de mosquito do dengue em Portugal

Investigadores do Laboratório Associado Terra alertaram hoje para os riscos para a saúde pública da presença em Portugal do mosquito ‘Aedes albopictus’, que pode transmitir doenças virais como a dengue, a chikungunya e a Zika.

MAIS LIDAS

Share This