Especialistas recomendam medicamento da AbbVie para o tratamento de colite ulcerosa moderada a grave

20 de Julho 2022

O upadacitinib recebeu recentemente um parecer positivo do Comité dos Medicamentos para Uso Humano (CHMP), da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), para o tratamento de adultos com colite ulcerosa moderada a grave.

O pedido de aprovação da AbbVie para upadacitinib na UC é suportado por dados de três estudo de fase III. De acordo com a AbbVie, os resultados revelaram que “um número significativamente maior de doentes tratados com upadacitinib atingiu o objetivo primário de remissão clínica[2] e todos os objetivos secundários”.

Por outro lado, a companhia garante que “os resultados de segurança de upadacitinib na UC foram consistentes com o perfil de segurança conhecido de upadacitinib na artrite reumatoide, sem novos riscos importantes de segurança observados”.

Silvio Danese, diretor de Gastroenterologia e Endoscopia no hospital San Raffaele e professor de Gastroenterologia na universidade Vita-Salute San Raffaele, Milão, Itália, afirma que “os doentes com colite ulcerosa enfrentam muitas vezes inúmeras complicações e risco de recidiva. Atingir objetivos críticos como remissão clínica e cicatrização da mucosa pode significar uma grande diferença no controlo dos sintomas e na qualidade de vida relacionada com a saúde”.

“Upadacitinib pode constituir uma opção promissora para os doentes adultos que continuam a apresentar doença ativa moderada a grave, apesar do tratamento com terapêuticas convencionais ou biológicas”, acrescenta.

A colite ulcerosa é uma doença que se caracteriza pela inflamação crónica do intestino grosso. Os sintomas passam pela: urgência fecal, dor abdominal, hemorragia retal e incontinência fecal.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada

Os trabalhadores do Hospital de Braga não querem regressar à Parceria Público-Privada (PPP), garante Camilo Ferreira, coordenador da Comissão de Trabalhadores, que recordou, em conversa com o HealthNews, a exaustão dos profissionais naquele modelo de gestão e, como Entidade Pública Empresarial (EPE), a melhoria das condições de trabalho e do desempenho.

Governo quer “articulação virtuosa” entre entidades de saúde

O Governo está a avaliar as atribuições de entidades como a Direção-Executiva do SNS, a DGS e o Infarmed para garantir “uma articulação virtuosa” que consiga diminuir a burocracia e concretizar as políticas de saúde, anunciou hoje a ministra.

Menopausa: Uma doença ou um processo natural de envelhecimento?

A menopausa foi o “elefante na sala” que a Médis trouxe hoje ao Tejo Edifício Ageas Tejo. O tema foi abordado numa conversa informal que juntou diversos especialistas. No debate, os participantes frisaram que a menopausa não é uma doença, mas sim um “ciclo de vida”. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights