Cuidados paliativos: Católica participa em projeto europeu com financiamento em mais de cinco milhões de euros

21 de Julho 2022

A Universidade Católica Portuguesa integra um projeto europeu na área dos cuidados paliativos, financiado pela Comissão Europeia com mais de cinco milhões de euros.

O projeto PALliative Care Yields Cancer welLbEing Support (PAL-CYCLE) tem como objetivo suavizar a transição entre o hospital e o domicílio para doentes com cancro, bem como melhorar a sua qualidade de vida.

De acordo com a investigadora do Centro de Estudos em Gestão e Economia (CEGE) da Católica Porto Business School e coordenadora em Portugal do projeto, está a ser investigada “se uma transição ótima de cuidados pode ser facilitada desde os cuidados hospitalares aos cuidados comunitários, de modo a que os doentes possam permanecer no domicílio durante mais tempo, recebendo cuidados paliativos de elevada qualidade, resultando numa melhor qualidade de vida para doentes com cancro em fase avançada e no fim de vida e seus familiares, promovendo uma comunicação compassiva sobre temas eticamente sensíveis, diminuindo hospitalizações desnecessárias e minimizando o sofrimento”.

O projeto vai receber 5.5 milhões de euros ao longo dos próximos cinco anos, com mais de meio milhão de euros atribuídos à Universidade Católica Portuguesa.

A nível prático, as bases do programa de transição de cuidados paliativos ‘PAL-CYCLES’ foram desenvolvidas num estudo previamente realizado nos Países Baixos, que será agora mais desenvolvido e ajustado à realidade de outros países europeus, incluindo Portugal. A equipa portuguesa implementará, assim, uma série de estudos e avaliará os desafios éticos, socioculturais e políticos inerentes à transição de cuidados paliativos e implementação do programa.

Sobre o objetivo maior do projeto, Sandra Martins Pereira, perita em investigação em ética em cuidados paliativos e em fim de vida na Universidade Católica Portuguesa, salienta que “o desafio com o ‘PAL-CYCLES’ é facilitar uma comunicação centrada na pessoa doente e a continuidade e integração de cuidados paliativos no contexto comunitário, bem como melhorar a prestação de cuidados de saúde de elevada qualidade às pessoas com doença oncológica em fase avançada e em fim de vida, que necessitam cuidados paliativos, dentro e através de países europeus com uma grande variedade de sistemas de saúde e diferentes modelos de financiamento, organização e prestação de serviços de saúde”.

Outro ponto que faz deste projeto algo inédito é a sua dimensão internacional, interdisciplinar e intersectorial, uma vez que inclui parceiros de nove países europeus, nomeadamente, Bélgica, Inglaterra, Alemanha, Hungria, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha e Países Baixos, aportando o know-how e os contextos diferenciados que lhe conferem esta tridimensionalidade.

Outro ponto de destaque é o facto de que será implementado através de diferentes países europeus que têm uma grande variedade de sistemas de saúde e distintos modelos de financiamento, organização e prestação de serviços de saúde. Em Portugal, do ponto de vista clínico, o projeto será implementado em contextos de prestação de cuidados oncológicos do sistema público, incluindo a Região Autónoma dos Açores.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Médicos lançam podcast “Endoscopicamente Falando”

A Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED) lançou o podcast “Endoscopicamente Falando”, que vai reunir uma série de episódios sobre temas das áreas da Gastrenterologia e da Endoscopia Digestiva.

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights