Fernando Amaral é o novo presidente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

22 de Julho 2022

António Fernando Salgueiro Amaral é novo presidente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), eleito no dia 20 de julho para o quadriénio 2022-2026, após audição pública do candidato único.

O docente assume assim a liderança da instituição, no último mandato exercida pela professora Aida Maria de Oliveira Cruz Mendes, que não se recandidatou ao lugar por limite de idade.

Competência, compromisso e cooperação são palavras-chave do novo programa de ação. Fernando Amaral elege como prioridades a integração na universidade, a valorização do ensino, da cooperação e da internacionalização, o incentivo à investigação e a criação de uma escola aberta para o mundo.

“Garantir as condições para que nenhum estudante fique para trás em razão de condicionalismos económicos e ou sociais, consolidar a marca ESEnfC no panorama nacional e internacional e promover a Escola como um ambiente de estudo cultural e socialmente cativante e promotor do bem-estar para todos” são compromissos do professor coordenador da ESEnfC.

Por outro lado, o novo presidente assume “o propósito de uma gestão pelo conhecimento e na conciliação trabalho e vida particular, que permita desocultar os talentos de cada um dos profissionais e maximizá-los, não apenas para que a escola obtenha benefício, mas também para a criação de um ambiente onde cada um se sinta realizado profissionalmente e com maior satisfação e bem-estar”.

Além deste “compromisso de trabalhar com todos”, com uma candidatura “num tempo de grande imprevisibilidade”, Fernando Amaral propõe-se “garantir a transição digital/tecnológica, promovendo a conceção de um verdadeiro sistema de informação, de modo a reduzir trabalho e esforço aos vários níveis da organização, evitando trabalho redundante, menor pegada ecológica, maior eficiência e mais satisfação”.

Fernando Amaral é enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica e estudou Pedagogia Aplicada ao Ensino de Enfermagem e Direção Estratégica de Instituições do Ensino Superior na Cátedra UNESCO da Universidade Politécnica de Catalunha. Além disso, é mestre em Gestão e Economia da Saúde pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (UC) e doutor em Gestão de Empresas, na especialidade de Estratégia e Comportamento Organizacional, também pela UC, onde realizou uma tese centrada na efetividade dos cuidados de Enfermagem.

Fernando Amaral foi também investigador principal de alguns projetos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, pela União Europeia e pela Ordem dos Enfermeiros.

Docente desde 1988, o atual coordenador do Gabinete de Relações Nacionais e Internacionais da ESEnfC já ocupou os cargos de presidente e vice-presidente do Conselho Científico e do Conselho Pedagógico, e fez parte do Conselho Geral nos últimos três mandatos.

O presidente da ESEnfC é eleito pelo Conselho Geral, órgão de governo composto por 25 membros: 14 representantes dos professores e/ou investigadores, três representantes dos estudantes, um representante do pessoal não docente e sete personalidades externas de reconhecido mérito.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ministério avalia propostas das ordens nos próximos dois meses

O Governo vai avaliar nos próximos dois meses as propostas apresentadas hoje à ministra da Saúde pelas ordens profissionais, que demonstraram preocupação com a resposta assistencial do Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou hoje a ministra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights