Ação climática ‘poderia evitar 6.000 mortes de crianças por ano’

24 de Julho 2022

A taxa anual de mortalidade de crianças menores de cinco anos pode crescer para cerca de 38.000 até 2049 em comparação com a década de 2005-2014, se não ocorrerem cortes no aumento das emissões de carbono, estima um estudo.

O estudo publicado na Environmental Research Letters  prevê que manter o aumento da temperatura em 1,5 graus Celsius até 2050, conforme previsto no Acordo de Paris sobre mudanças climáticas, poderia evitar cerca de 6.000 mortes de crianças relacionadas ao calor na África.

Os investigadores analisaram dados populacionais de menores de cinco anos do WorldPop e da Rede Internacional de Informações sobre Ciências da Terra e dados nacionais sobre as taxas de mortalidade de crianças menores de cinco anos do UNICEF para os anos de 1995 a 2020. Usando diferentes cenários de mudanças climáticas, conseguiram estimar o número de mortes de crianças até 2050.

A mortalidade infantil relacionada ao calor na África aumentou para 11.000 mortes anualmente entre 1995 e 2004, das quais 5.000 estavam ligadas aos impactos negativos das mudanças climáticas, mostrou o estudo. Na década de 2011-2020, as mortes relacionadas com o calor aumentaram de 8.000 para 19.000 por ano, revelou o estudo.

Os investigadores dizem que o aumento pode ter prejudicado os ganhos obtidos em outras áreas da saúde infantil e prejudicado o progresso do desenvolvimento global. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU buscam acabar com as mortes evitáveis ​​de crianças menores de cinco anos e reduzir a mortalidade de menores de cinco anos para “pelo menos 25 mortes por 1.000 nascidos vivos” até 2030.

“Nossos resultados sugerem que, se a mudança climática não for mantida em 1,5 graus Celsius de aquecimento, o aumento das temperaturas tornaria cada vez mais difícil cumprir a meta dos ODS”, diz o estudo.

John Marsham, coautor do estudo e professor de ciências atmosféricas na Universidade de Leeds, no norte da Inglaterra, disse ao SciDev.Net que os impactos das mudanças climáticas, causados ​​por atividades humanas e crescimento populacional, superam os resultados obtidos com a melhoria das medidas de saúde e saneamento.

“Nossos resultados destacam a necessidade urgente de que a política de saúde se concentre na mortalidade infantil relacionada com o calor, pois nossos resultados mostram que é uma questão séria nos dias de hoje, que só se tornará mais urgente à medida que o clima aquecer”, diz Marsham.

Ele acrescenta que as estimativas de mortalidade futura relacionada ao calor incluem a suposição de um crescimento populacional significativo projetado para a África e declínios na mortalidade infantil geral devido a melhorias na saúde.

A saída

Bernard Onyango, diretor de população, meio ambiente e desenvolvimento do projeto BUILD no Instituto Africano de Políticas de Desenvolvimento no Quênia, diz que as evidências desta investigação “trazem à tona os impactos das mudanças climáticas na saúde”.

Sem ação para retardar o aumento da temperatura global como resultado das mudanças climáticas, milhares de vidas de crianças africanas serão perdidas anualmente por mortes relacionadas com o calor, acrescenta.

Onyango pede esforços urgentes nos níveis nacional, regional e global para evitar essas mortes.

“Os países africanos têm que priorizar a saúde nos seus planos de ação contra as mudanças climáticas, o que não é o caso no momento”, diz ele à SciDev.Net. “Os formuladores de políticas precisam de se preocupar com o estudo por causa do custo para a saúde humana e criar estratégias para evitar a perda de vidas humanas como resultado das mudanças climáticas”.

Teo Namata, gerente interino do programa de água, saneamento e higiene da Amref Health Africa em Uganda, acrescenta que o continente precisa de políticas fortes contra práticas de resiliência não climáticas, como corte de árvores e queima de arbustos, e invasão de áreas húmidas e florestais, com fortes penalidades contra os infratores.

Mas Namata pede mais investigação para explorar como o calor extremo afeta a saúde das crianças e identificar intervenções que possam efetivamente controlar e mitigar os impactos do calor em populações vulneráveis.

NR/HN/Alphagalileo

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights