Tese de doutoramento de investigador português premiada na Alemanha

24 de Julho 2022

O português David Brito, investigador do Algarve Biomedical Center Research Institutute (ABC-R) da Universidade do Algarve, venceu o prémio de melhor tese de doutoramento outorgado por uma fundação de Heidelberg, na Alemanha.

A tese intitulada “Mecanismos moleculares de formação e persistência da memória no cérebro adulto e envelhecido” recebeu o prémio “Foundation BrainAid IZN Dissertion Award 2022”, atribuído pela Fundação BrainAid e focou-se em investigar os mecanismos moleculares associados a aprendizagem em memória.

“Como é que as memórias são formadas no cérebro e quais são as proteínas que levam as memórias a serem formadas de uma forma correta ou incorreta. Tanto em condições fisiológicas, ou seja, na ausência de doença, como no processo de envelhecimento”, explicou David Brito, em declarações à Lusa.

Durante os cinco anos em que realizou a tese de doutoramento em Heidelberg, na Alemanha, o investigador português descobriu que três proteínas com papéis um pouco diferentes estão envolvidas na “regulação da memória no cérebro”.

O modelo de experimentação animal usado foi o ratinho.

As três proteínas poderão ser relevantes em contexto fisiológico e no envelhecimento, mas também em doenças neurológicas como Perturbação de Stress Pós-Traumático e Síndrome de Rett.

O prémio pretendia distinguir o melhor trabalho de investigação elaborado no âmbito de um consórcio de 59 laboratórios nas universidades de Heidelberg e Mannheim, Max Planck Institute for Medical Research e DKFZ – O Interdisciplinary Center for Neurosciences (IZN).

“Vem reconhecer um trabalho que foi feito durante o meu doutoramento e facilitar a aquisição de futuros projetos que irei desenvolver como pós-doutorado. Dá também visibilidade ao centro onde estou inserido (…) e também vai abrir portas a financiamento”, apontou David Brito.

O investigador português concluiu a licenciatura em Ciências Biomédicas na Universidade do Algarve, o mestrado em Biologia Celular e Molecular com especialização em neurociências foi realizado na Universidade de Coimbra. O doutoramento foi conduzido em Heidelberg, na Alemanha.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Joana Bordalo e Sá diz que, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem os recursos humanos

Joana Bordalo e Sá também já reagiu à demissão da DE-SNS: “mostrou ser uma estrutura pouco funcional e bastante pesada”, disse ao HealthNews. Nas ULS, por exemplo, “há uma grande desorganização” que a DE-SNS não ajudou a resolver. Daqui para a frente, com ou sem Direção Executiva, nunca se vai conseguir uma reforma correta sem resolver o problema dos recursos humanos. É a opinião da presidente da FNAM.

Nuno Rodrigues: “O SIM espera que a saída do Professor Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso”

Em reação à demissão do diretor-executivo do SNS, Nuno Rodrigues disse hoje ao HealthNews que certamente não foi uma decisão tomada de ânimo leve, que espera que a saída de Fernando Araújo não prejudique o desenvolvimento da reforma estrutural em curso e que o Sindicato Independente dos Médicos estará sempre disponível para o diálogo e para tentar encontrar as melhores soluções.

DE-SNS sai após relatório exigido pela ministra

Fernando Araújo anunciou hoje a demissão da Direção Executiva do SNS e, em comunicado de imprensa, esclareceu que irá ainda assim apresentar o relatório solicitado pela ministra da Saúde, do qual teve conhecimento “por email, na mesma altura que foi divulgado na comunicação social”.

DE-SNS demite-se em grupo (EM ATUALIZAÇÃO)

Fernando Araújo e a equipa por si liderada vão apresentar a demissão à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, foi hoje anunciado. A “difícil decisão” permitirá que a nova tutela possa “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida”, justificou a Direção Executiva do SNS.

EHSAS Summer University estimula colaboração interprofissional na saúde

 A 1.ª Edição da EHSAS Summer University, com o tema “Shaping Europe’s Healthcare Future – The Workforce of Tomorrow”, decorre entre os dias 28 de julho e 2 de agosto em Braga, na Universidade do Minho. O programa educacional conta já com confirmações por parte da Direção-Geral da Saúde, da Direção Executiva do SNS, da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia de Medicamentos.

Portugal com 20 casos confimados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights