Consumo total de medicamentos hospitalares para a hepatite tem diminuído nos últimos cinco anos

28 de Julho 2022

De acordo com a IQVIA, companhia especializada no fornecimento de informação e soluções tecnológicas na área da saúde, revela que o consumo o total anual de medicamentos hospitalares para a hepatite tem diminuído entre 2017 e 2021.

No âmbito do Dia Mundial da Hepatite, a companhia anuncia que nos últimos cinco anos houve uma diminuição do consumo total de medicamentos hospitalares para a hepatite.

Relativamente ao consumo de medicamentos hospitalares é referido que apenas 0,3% dos medicamentos são para o tratamento das hepatites. Destes, 73,4% são antivíricos destinados para a hepatite B e 23,5% para a hepatite C.

As farmacêuticas que mais fornecem medicamentos para a hepatite são a: Generis, AbbVie, Gilead Sciences, Viatris e Bristol-Myers Squibb.

A Organização Mundial da Saúde estima que 296 milhões de pessoas vivam com hepatite B e 58 milhões com hepatite C.

Todos os anos são diagnosticados 1,5 milhões de casos com hepatite B e C. O número de mortes por ano é de 1,1 milhões.

A hepatite ocorre quando existe uma inflamação do fígado. Existem cinco tipos de hepatites virais ( A, B, C, D e E), cada uma delas provocada por vírus diferentes. A hepatite A é sempre uma doença aguda a curto prazo, enquanto as hepatites B, C e D têm maior probabilidade de se tornarem contínuas e crónicas. A hepatite E é geralmente aguda, e pode ser particularmente perigosa em mulheres grávidas.

HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights