Ordem dos Enfermeiros emite pronúncia sobre incentivos à fixação de profissionais nos Açores

29 de Julho 2022

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros anunciou esta sexta-feira que já encaminhou à Secretaria Regional da Saúde os seus contributos para a criação do Decreto Regulamentar Regional que define os incentivos à fixação de enfermeiros na região.

O Presidente do Conselho Diretivo Regional da Ordem, Enfermeiro Pedro Soares, destacou, em comunicado, que os incentivos são determinantes para a “construção de um sistema regional de saúde mais seguro e com cuidados de saúde equilibrados entre as diversas ilhas no que às dotações seguras diz respeito.”

O responsável considerou que os incentivos representam “um passo no combate à desertificação profissional das nossas ilhas.”

“Atentos ao fator arquipelágico, com as diferenças que caracterizam cada ilha, nomeadamente ao nível de condições de vida e de trabalho, bem como em termos de acesso a serviços e cuidados, outra não pode ser a opção que a de garantir a existência de incentivos à fixação de profissionais de saúdequalificados”, frisa Pedro Soares.

No seguimento do ofício agora emanado pela Ordem, conta-se que em breve ocorra nova reunião entre as entidades envolvidas no tema, no sentido de rapidamente se concretizar os incentivos.

A Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros volta, assim, a assinalar a importância de lhe ser dada a oportunidade de intervir com os seus contributos nestes processos, com foco na dignificação da profissão e na melhoria dos cuidados prestados à nossa população.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights