Góis abre Balcão SNS 24 na freguesia de Alvares para facilitar acesso à saúde

4 de Agosto 2022

O município de Góis inaugurou esta quarta-feira, na freguesia de Alvares, o primeiro Balcão do Serviço Nacional de Saúde (SNS) 24 no concelho, que vai facilitar o acesso da população a um conjunto de serviços digitais e de telessaúde.

Para o presidente daquela autarquia do distrito de Coimbra, a distância de cerca de 22 quilómetros que separa a freguesia de Alvares da sede do concelho, “apresenta-se como um grande constrangimento ao direito de acesso a cuidados de saúde, realidade que não é indiferente a ninguém”.

Em comunicado, o município de Góis, no interior do distrito de Coimbra, salienta que “foi um importante mediador para que esta realidade viesse a ser possível, na medida em que procura, diariamente, encontrar soluções que possam proporcionar a melhoria substancial da qualidade de vida dos goienses e de todos quantos escolhem o nosso concelho para viver”.

Esta iniciativa resulta da parceria entre o Município de Góis, a Junta de Freguesia de Alvares, a Administração Regional de Saúde do Centro, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e o Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte.

Os Balcões SNS 24 encontram-se disponíveis a qualquer pessoa, no entanto são mais procurados por utentes com reduzida literacia digital, sem acesso a equipamentos tecnológicos, à Internet ou que não apresentem condições para aceder remotamente aos serviços do SNS.

Através do Balcão SNS 24, é possível marcar consultas, renovar medicação crónica, consultar os resultados de exames médicos, realizar teleconsultas, entre outros serviços digitais de saúde.

“Promover a inclusão digital e social dos cidadãos é uma das vantagens dos balcões SNS 24 que, com a ação de mediadores digitais, e de forma segura, eficiente e próxima, contribuem para reduzir as desigualdades em literacia digital em saúde e promovem o acesso remoto aos serviços digitais do SNS”, sublinha a autarquia de Góis.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

LIVRE questiona Primeiro-Ministro sobre a privatização do Serviço Nacional de Saúde

Durante o debate quinzenal na Assembleia da República, a deputada do LIVRE, Isabel Mendes Lopes, dirigiu questões ao Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, relativamente a declarações proferidas pelo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Gandra d’Almeida, esta manhã, em Atenas, num evento da Organização Mundial de Saúde.

Ana Paula Gato defende fortalecimento dos centros de saúde no SNS

Ana Paula Gato, enfermeira e professora coordenadora na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, apresentou  uma análise detalhada do Relatório do Observatório da Fundação Nacional de Saúde, numa iniciativa realizada no Auditório João Lobo Antunes da Faculdade de Medicina de Lisboa. A sua intervenção focou-se na importância dos centros de saúde como pilar fundamental do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e na necessidade de reforçar os cuidados de proximidade.

MAIS LIDAS

Share This