Número de atos clínicos aumentou na Madeira apesar das medidas de contingência

5 de Agosto 2022

O número de atos clínicos realizados no Serviço de Saúde da Madeira (Sesaram) aumentou em 2021 face aos dois anos anteriores, indicou hoje o Governo Regional, sublinhando que mesmo em pandemia o serviço foi prestado com “rigor e responsabilidade”.

“O ano 2021 não deve servir para comparações, porque é um ano pandémico”, disse Pedro Ramos, secretário da Saúde e Proteção Civil, referindo que, apesar das medidas de contingência, “o Sesaram não parou e teve tempo para se reorganizar”.

O governante falava em conferência de imprensa, no Funchal, na qual apresentou o relatório do Balanço da Atividade do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira 2021.

Os dados apontam que nesse ano foram realizados 8,9 milhões de atos clínicos e sinalizados 20 mil internamentos, números superiores a 2020 (seis milhões de atos e 18 mil internamentos) e também a 2019 (sete milhões de atos e 19 mil internamentos).

“Isto significa que em ano de pandemia [de Covid-19] o Sesaram realizou 24.554 atos clínicos por dia, 1.023 atos por hora, 17 atos por minuto”, disse Pedro Ramos.

O secretário Regional do Governo de coligação PSD/CDS-PP salientou, contudo, que não se podem “ver as coisas desta forma nua e crua”, mas pode-se afirmar “que os profissionais não param”.

“Tratámos todos, mas não ao mesmo tempo, por prioridades, por gravidade, mantendo a segurança e a qualidade da prestação”, sublinhou.

O secretário da Saúde e Proteção Civil adiantou ainda que 2021 foi também o ano em que teve início o Programa Estratégico de Recuperação de Atos Clínicos (PERAC), orçado em seis milhões de euros.

Por outro lado, o orçamento regional afetou 123 milhões de euros para medidas de combate à Covid-19 em 2020 e 2021, incluindo a contratação de cerca de 700 profissionais de saúde, o que elevou o total no Sesaram para 6.000.

“Em 2021 atingimos metas que estavam delineadas, como 92% de vacinação iniciada [contra a Covid-19]; 91% vacinação completa, 35% de vacinação em crianças, 52% de vacinação de reforço, e aumentámos as cirurgias, aumentámos as consultas e aumentámos a realização de meios complementares de diagnóstico e terapêutica”, disse Pedro Ramos.

“Estes resultados devem-se aos nossos profissionais e à adesão de população”, reforçou.

O relatório do Balanço da Atividade do Serviço de Saúde da Madeira em 2021 aponta também para o bom funcionamento do serviço de urgência nos hospitais, sendo que o tempo médio de espera após a triagem foi na ordem dos 30 minutos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Investigadores reúnem-se em Lisboa para analisar ‘long-covid’

Investigadores nacionais e estrangeiros reúnem-se na próxima semana em Lisboa, numa conferência internacional inédita que pretende alertar para a relação da ‘long covid’ com doenças, como a fadiga crónica, e a necessidade de encontrar resposta para estes doentes.

OMS lança nova rede de laboratórios para os coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova rede de laboratórios para coordenar as capacidades à escala global de deteção, monitorização e avaliação de coronavírus potencialmente novos ou em circulação com impacto na saúde pública.

Apresentados resultados de medicamento para esclerose múltipla

Numa análise post-hoc, os novos dados revelam evidências de benefícios cognitivos na esclerose múltipla recidivante após o tratamento inicial com MAVENCLAD® (cladribina em comprimidos), com melhoria cognitiva sustentada ou estabilidade observada a dois anos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights