Estudo diz que reforço vacinal previne consequências graves da infeção por linhagens BA.2 e BA.5 da ‘Omicron’

8 de Agosto 2022

O reforço da vacinação contra a Covid-19 previne substancialmente o risco de hospitalização e morte na consequência de infeções pelas linhagens BA.2 e BA.5 da variante ‘Ómicron’, segundo um estudo esta segunda-feira divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

“A vacinação de reforço continua a prevenir substancialmente consequências mais graves da doença para ambas as linhagens” do coronavírus SARS-CoV-2, refere a DGS em comunicado, a propósito das conclusões de um estudo da autoridade nacional de saúde e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

A investigação, em colaboração com a Administração Central do Sistema de Saúde, o Algarve Biomedical Center e a Unilabs, analisou pessoas com Covid-19 entre 25 de abril e 10 de junho para avaliar a efetividade da vacina em infeções pelas duas linhagens dominantes nesse período.

De acordo com as conclusões, o risco de infeção é semelhante entre as duas linhagens, tanto em pessoas com o esquema vacinal completo, como em pessoas com a dose de reforço, mas em casos de doença mais grave a eficácia do reforço vacinal revelou-se ligeiramente diferente.

“Nos casos de doença mais grave, o estudo demonstrou uma redução da proteção dada pela dose de reforço da vacina para a linhagem BA.5, comparativamente à imunização conferida para a BA.2”, refere o comunicado.

Ainda assim, a vacinação de reforço reduz “de forma substancial” o risco de hospitalização e de morte na sequência da infeção pelas duas linhagens, variando entre 77% e 88% no caso da linhagem BA.5.

“O trabalho dos especialistas do INSA e da DGS contribui, assim, para robustecer a evidência (prova) científica sobre a efetividade das vacinas para a linhagem BA.5 da variante ‘Ómicron’, atualmente dominante em Portugal e em outros países da Europa, bem como para evidenciar a importância da vacinação de reforço para uma maior proteção contra a Covid-19”, sublinha o comunicado.

Detetada pela primeira vez entre 28 de março e 03 de abril, desde meados de maio que a linhagem BA.5 é dominante em Portugal. A BA.2, por sua vez, foi detetada pela primeira vez no final de 2021 e em março deste ano o INSA estimou que fosse responsável por 82% das infeções registadas em Portugal àquela data.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights