Iniciativa que permite o acesso a medicamentos a pessoas em situação de carência é distinguida com prémio

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento é um dos projetos vencedores do Prémio Caixa Social 2022, promovido pela Caixa Geral de Depósitos. A iniciativa recebe um apoio de mais de 18 mil euros. 

O projeto desenvolvido pela Associação Dignitude tem com principal objetivo “permitir o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir, suportando, no receituário, o valor não comparticipado pelo Estado.”

O Programa abem: distinguiu-se na categoria “Recuperação e Resiliência do setor social” e foi apoiado com 18.507 euros, que serão aplicados no Fundo Solidário abem:, utilizado exclusivamente para comparticipar medicamentos a pessoas em situação de carência socioeconómica.

De acordo com Paulo Moita de Macedo, Presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos, “a situação pandémica confrontou a Sociedade com desafios extremamente exigentes e elevados impactos sociais, económicos e financeiros. O setor social teve a capacidade e a coragem de se reorganizar e reinventar, desempenhando um papel determinante na resposta às inúmeras necessidades da população mais vulnerável.”

Atendendo ao impacto da pandemia no rendimento das populações, o responsável salienta a importância dos Prémios Caixa Social.

“O ‘Programa abem: Rede Solidária do Medicamento’ encontra-se plenamente alinhado com este propósito, merecendo o nosso apoio de forma a garantir o acesso a medicação prescrita a mais 200 beneficiários em situação de carência socioeconómica e evitar o agravamento da situação de saúde. Mais do que nunca precisamos de organizações capazes de desenvolver soluções inovadoras para os problemas sociais que persistem na sociedade”, reforça.

A nível nacional, o Programa abem: já apoiou 29.178 beneficiários de 16.439 famílias, dos quais 11% são crianças, até junho de 2022.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Share This