Iniciativa que permite o acesso a medicamentos a pessoas em situação de carência é distinguida com prémio

8 de Agosto 2022

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento é um dos projetos vencedores do Prémio Caixa Social 2022, promovido pela Caixa Geral de Depósitos. A iniciativa recebe um apoio de mais de 18 mil euros. 

O projeto desenvolvido pela Associação Dignitude tem com principal objetivo “permitir o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir, suportando, no receituário, o valor não comparticipado pelo Estado.”

O Programa abem: distinguiu-se na categoria “Recuperação e Resiliência do setor social” e foi apoiado com 18.507 euros, que serão aplicados no Fundo Solidário abem:, utilizado exclusivamente para comparticipar medicamentos a pessoas em situação de carência socioeconómica.

De acordo com Paulo Moita de Macedo, Presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos, “a situação pandémica confrontou a Sociedade com desafios extremamente exigentes e elevados impactos sociais, económicos e financeiros. O setor social teve a capacidade e a coragem de se reorganizar e reinventar, desempenhando um papel determinante na resposta às inúmeras necessidades da população mais vulnerável.”

Atendendo ao impacto da pandemia no rendimento das populações, o responsável salienta a importância dos Prémios Caixa Social.

“O ‘Programa abem: Rede Solidária do Medicamento’ encontra-se plenamente alinhado com este propósito, merecendo o nosso apoio de forma a garantir o acesso a medicação prescrita a mais 200 beneficiários em situação de carência socioeconómica e evitar o agravamento da situação de saúde. Mais do que nunca precisamos de organizações capazes de desenvolver soluções inovadoras para os problemas sociais que persistem na sociedade”, reforça.

A nível nacional, o Programa abem: já apoiou 29.178 beneficiários de 16.439 famílias, dos quais 11% são crianças, até junho de 2022.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights