Cabo Verde pede “inquérito rigoroso” a evacuação médica em que morreu rapaz

9 de Agosto 2022

O Presidente cabo-verdiano defendeu hoje a realização de um “inquérito rigoroso” à evacuação médica entre ilhas de um rapaz de 14 anos, que acabou por morrer, e uma auditoria ao Sistema Nacional de Saúde, face às queixas.

“As autoridades competentes devem mandar fazer um inquérito rigoroso sobre as circunstâncias da evacuação e da morte do adolescente”, refere uma mensagem do chefe de Estado publicada na sua conta oficial na rede social Facebook, na qual José Maria Neves refere ter falado hoje, ao telefone, com o pai do rapaz de 14 anos, que morreu já em São Filipe, na ilha do Fogo, em 01 de agosto.

“Faleceu após ter sido evacuado, em condições muito precárias, da ilha Brava para o Hospital Regional Francisco de Assis”, recorda o Presidente, na mesma mensagem, após várias críticas nos últimos dias, sobretudo nas redes sociais, à alegada falta de condições em que o rapaz foi transportado, num bote, para São Filipe, na vizinha ilha do Fogo.

Cabo Verde não dispõe de qualquer meio aéreo do Estado para garantir evacuações médicas, que normalmente são realizadas através das ligações aéreas e marítimas regulares, sendo que no caso da Brava, a ilha não dispõe de aeródromo.

Num comunicado emitido em 04 de agosto, a direção do Hospital Regional Francisco de Assis, em São Filipe, refere que o adolescente, que ali se encontrava de férias, deu entrada no centro de saúde da Brava em 31 de julho e que estava há cinco dias “automedicado” por dor de garganta e febre.

“Tendo sido constatada a gravidade do quadro clínico pela equipa médica e realizados exames laboratoriais que revelaram presença de uma anemia grave, de imediato decidiu-se pela sua evacuação para o Hospital Regional São Francisco de Assis”, lê-se no comunicado, que também garante que os procedimentos para evacuação “aconteceram com a máxima urgência”.

“A Delegacia de Saúde da Brava tudo fez, com os meios que se encontravam disponíveis para a transferência ao hospital regional com a urgência que o caso requeria, tendo sido o paciente acompanhado por um médico e um enfermeiro”, acrescenta.

O adolescente deu entrada no hospital da ilha do Fogo por volta da meia-noite do dia 01 de agosto, falecendo minutos depois, tendo análises posteriores, feitas no hospital da Praia, concluído por “um quadro de leucemia aguda, confirmando assim a hipótese diagnóstica inicial de leucemia como causa de morte”, segundo o mesmo comunicado.

Na mensagem divulgada hoje, José Maria Neves, que foi primeiro-ministro de Cabo Verde de 2001 a 2016, afirma ainda que “devem ser tomadas medidas urgentes para se criar um verdadeiro sistema de evacuação médica” no país: “De modo a serem prevenidas situações do género, desgaste do sistema de saúde e descontentamento pelo nível de atendimento e de serviços prestados nos hospitais e centros de saúde”.

Admite ainda que “já há condições técnicas e humanas no país para prestar serviços finais aos utentes de melhor qualidade”, mas que é necessária “mais sofisticação na organização dos trabalhos, muito mais eficiência na execução e mais efetividade nos resultados”.

“Deve-se auditar o atendimento em todo o sistema nacional de saúde. Tem havido muitas queixas, justas ou injustas, de pessoas que se consideram mal atendidas e/ou mal-tratadas nos serviços de saúde”, afirmou.

Para o Presidente cabo-verdiano, “é preciso tudo fazer para que as pessoas não percam confiança nas instituições do país”.

“Tenho consciência do quanto esforço tem sido feito pelo pessoal de saúde a todos os níveis e homenageio-os por isso. Todavia, os tempos são outros e as pessoas muito mais exigentes. Almejam muito mais e melhor”, concluiu José Maria Neves.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights